Copa do Mundo

FIFA desenvolve app de dados para jogadores durante a Copa do Mundo 2022

O FIFA Player App trará dados sobre distância percorrida, movimentações táticas e velocidade de cada um dos 832 jogadores inscritos, com acesso restrito aos boleiros das 32 seleções participantes

Paulo Martins*
postado em 24/09/2022 00:00 / atualizado em 24/09/2022 14:09
Dados do aplicativo que os jogadores podem analisar após os jogos da Copa do Mundo, com gráficos e dados servidos pela entidade -  (crédito: Divulgação/FIFA)
Dados do aplicativo que os jogadores podem analisar após os jogos da Copa do Mundo, com gráficos e dados servidos pela entidade - (crédito: Divulgação/FIFA)

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou nesta sexta-feira (23/9) a criação de uma tecnologia de estudo para os jogadores que disputarão a Copa do Mundo-2022. O aplicativo FIFA Player App tem dados fornecidos pela própria entidade sobre cada atleta, relacionado a seu desempenho bruto no campo de jogo. O desenvolvimento da ferramenta ocorreu em conjunto com o Sindicato Mundial dos Jogadores de Futebol, o Fifpro.

Os dados recebidos, entretanto, só estarão disponíveis após cada partida, não estando à disposição dos atletas antes da rodada de estreia do Mundial. As informações podem funcionar em sincronia com imagens em movimento e fotografias, segundo a FIFA, dando a possibilidade de análise em mais de um ângulo visual.

No FIFA Player App, um jogador desta Copa do Mundo-2022 poderá ver a forma técnica (os deslocamentos entre linhas de marcação, em fase de ataque, e a pressão defensiva na marcação), a performance física (distância percorrida em um jogo e as velocidades máximas de cada integrante) e o movimento tático (incluindo os famosos mapas de calor, apontando os setores onde cada um atua durante uma partida) de qualquer atleta da competição, incluindo a si mesmo.

A entidade máxima do futebol restringiu o acesso do conteúdo do aplicativo para o público geral e para a imprensa, mas permite que os jogadores compartilhem dados de forma aberta em redes sociais.

 

* Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação