Automobilismo

Saiba como estão os pilotos do DF na caça aos títulos da temporada 2022

Mostramos quem pode conquistar título na reta final do calendário deste ano. Apostas como Pedro Clerot e Enzo Elias estão bem na fita nas disputas da Fórmula 4 e da Porsche Carrera Cup, respectivamente

Paulo Martins*
postado em 24/09/2022 01:26 / atualizado em 24/09/2022 14:23
Com somente 15 anos, Pedro Clerot lidera a primeira temporada da F4 Brasileira e figura como promessa nacional para o automobilismo -  (crédito: Divulgação)
Com somente 15 anos, Pedro Clerot lidera a primeira temporada da F4 Brasileira e figura como promessa nacional para o automobilismo - (crédito: Divulgação)

A reta final da temporada do automobilismo brasileiro pode render títulos nacionais relevantes para o Distrito Federal até o fim do ano. O Correio Braziliense preparou um balanço dos pilotos que representam a capital na Fórmula 4, na Porsche Cup e na Stock Car até o momento. Vale considerar que os pilotos tiveram a naturalidade informada pelos perfis oficiais das categorias.


Pedro Clerot

Não é segredo que o piloto de 15 anos é uma das grandes revelações a nível nacional para o automobilismo brasileiro. Na estreia da categoria Fórmula 4 Brasileira deste ano, Clerot já venceu seis provas em cinco etapas disputadas. Os 177 pontos conquistados dão margem de 76 pontos na liderança e a chance do título nas rodadas seguintes em Goiânia e Brasília. Além disso, o brasiliense foi o escolhido para representar o país no FIA Motorsport Games neste fim de semana, no circuito francês de Paul Ricard.


Enzo Elias

O atual campeão da Porsche Carrera Cup vai em busca do bicampeonato, tendo que caçar o líder Marçal Müller com uma distância de apenas 20 pontos na classificação geral. A temporada do piloto candango se baseou em recuperar-se na competição, incluindo uma atuação considerável em um traçado inédito para o piloto na pista argentina de Termas de Río Hondo. Para Enzo Elias restam duas baterias duplas a serem disputadas em Goiânia e em Interlagos (São Paulo).


Lucas Foresti

Mesmo as duas vitórias do piloto de Brasília na Stock Car Brasil deste ano não o favorecem tanto na classificação. O piloto de 28 anos soma tão somente 47 pontos e se situa na 27ª posição, entre 39 pilotos totais que integram o grid da competição em 2022, a sua décima temporada na categoria. Restam quatro etapas de doze totais a serem corridas: uma em Santa Cruz do Sul (RS), uma rodada dupla em Goiânia e a final na capital federal.

 

Pedro Cardoso

Assim como Foresti, Pedro segue na parte baixa do pelotão. O brasiliense de 21 anos pegou uma turma ingrata na sua vez de correr na categoria, com nomes como Ricardo Zonta, Nelson Piquet Jr. e Felipe Massa (ex-pilotos da Fórmula 1) e de todos os campeões da Stock desde a temporada 2006 à exceção de Max Wilson. Cardoso segue o conterrâneo na classificação geral, com os mesmos 47 pontos.

 

* Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação