Após garantir matematicamente o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, na última quarta-feira (21/9), na vitória por 3 x 0 sobre o Vasco, no Mineirão, o Cruzeiro não poderia ter em mente outra coisa senão o título da competição nacional. Caso seja campeã, a equipe celeste entrará para o grupo de gigantes futebol brasileiro que não apenas cumpriram com a missão de voltar para a elite do futebol nacional, mas também conquistaram a taça da Série B.
Após a superação do time mineiro aos árduos três anos passados na segunda divisão nacional, com a recente promoção, o objetivo atual é conquistar o nono título entre a dúzia dos gigantes clubes do Brasil, somando-se a Atlético-MG, Corinthians, Grêmio e o Vasco da Gama, com uma taça cada um. Além destes times, Botafogo e Palmeiras foram campeões duas vezes, estando igualados a América-MG, Bragantino, Coritiba, Goiás e Paysandu como maiores vencedores da competição.
Com uma equipe consolidada e um trabalho elogiável por parte do técnico Paulo Pezzolano, a Raposa tem confortável vantagem na ponta da tabela. São 15 pontos para o vice-líder Grêmio. O número pode cair para 14 em caso de vitória do Bahia contra o penúltimo colocado Operário-PR, neste sábado (24/9), em Salvador.
Saiba Mais
- Esportes Com avião fretado, Flamengo adianta logística para final da Libertadores
- Esportes Com pausa nas Datas Fifa, CBF divulga calendário da temporada 2023
- Esportes Primeiro time salvo pela SAF, Cruzeiro vence Vasco e retorna à Série A
- Esportes 'Faltou tempo de treino para árbitros de VAR', admite o presidente da CBF
Contas para o título
Se mantiver a média de pontos e a distância para o segundo lugar, o Cruzeiro poderá soltar o grito de campeão na 34ª rodada. No melhor dos cenários, caso nenhum dos outros times do G4 some pontos nos próximos dois jogos (três para o Bahia), o título pode vir uma rodada antes, sendo impossível do ponto de vista matemático conquistar a Série B antes da 33ª rodada.
Até o fim da competição, entretanto, não há a possibilidade de confronto direto contra os outros três clubes que lideram a competição. Nas próximas partidas, a equipe celeste terá pela frente a Ponte Preta (fora), o Ituano (em casa) e o Sport (fora). Nos últimos quatro compromissos, o time de Pezzolano joga contra fugitivos do rebaixamento à Série C: Vila Nova (fora), Guarani (em casa), Novorizontino (fora) e CSA (em casa).
*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.