A temporada de 2022 ainda em andamento e se encaminhando para as últimas definições, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já tem tudo alinhado visando 2023. Nesta quarta-feira (21/9), a entidade enviou para as federações estaduais um ofício detalhando o calendário do próximo ano. A programação é que a bola role no país a partir de 15 de janeiro com a estreia dos campeonatos regionais, com a Série A do Campeonato Brasileiro encerrando as disputas em 3 de dezembro.
A programação da CBF para 2023 traz dois pontos importantes. A primeira novidade é a pausa das competições nacionais em todos as Datas Fifa da temporada. Este ponto é uma reivindicação antiga dos clubes - principalmente os de maior investimento, como Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG, constantemente desfalcados pelas convocações - e havia sido prometido por Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade máxima do futebol brasileiro. Os jogos do Brasileirão devem ser marcados apenas 48h depois das cinco pausas do ano para os compromissos das seleções nacionais.
"Essa mudança era uma demanda antiga dos clubes, que a CBF finalmente vai atender. O futebol brasileiro tem de fazer o que é melhor, tanto para seus clubes quanto para a Seleção Brasileira. Queremos dar melhores condições para o trabalho de todos, valorizando nossas competições e o nosso futebol como um todo", disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
O segundo item de destaque está relacionado aos jogos da Copa do Brasil. Tradicionalmente, o torneio é disputado nos meios de semana. Em 2023, as primeiras fases da competição mata-mata do calendário nacional vão seguir esse padrão. Entretanto, as duas partidas da decisão vão ser realizadas no fim de semana para atrair mais interesse dos torcedores e eventuais patrocinadores. As partidas para definir o campeão do torneio serão em dois domingos.
"A tarde de domingo é o horário nobre do futebol brasileiro. Com os jogos da final realizados no domingo, a Copa do Brasil fica mais atrativa e interessante para todos os envolvidos e mexe com a economia. É melhor para o torcedor, que poderá se programar para viajar e acompanhar o time, ou até mesmo fazer sua festa em casa. E também é melhor para os parceiros comerciais, que poderão explorar as finais como eventos ainda maiores ao longo do fim de semana", destacou Julio Avellar, Diretor de Competições da CBF.
Modelo adotado a partir desta temporada, o período de transferência internacional de jogadores será mantido em 2023. A primeiro janela será entre 11 de janeiro e 4 de abril, com a segunda marcada entre 3 de julho e 2 de agosto. O período de preparação dos jogadores para o ano também é bastante extenso. A pré-temporada visando todas as competições começa em 14 de dezembro, um mês após o fim da Série A do Campeonato Brasileiro deste ano, e vai até 14 de janeiro, totalizando 31 dias.
Os primeiros compromissos dos clubes nacionais serão os estaduais. Eles começam em 15 de janeiro e terão 16 datas. Torneio entre os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil, a Supercopa será em 28 de janeiro. Na sequência, começa a Copa do Brasil, em 22 de fevereiro. A Série B do Brasileirão terá largada em 15 de abril, com a Série A começando no dia seguinte. A Série C terá início em 23 de abril, com a Série D começando a ser disputada em 30 de abril. Os torneios regionais, como a Copa do Nordeste e a Copa Verde terão um calendário específico com divulgação prevista para 17 de outubro.
Competições internacionais
Os torneios sul-americanos também estão com espaço reservado no calendário do futebol brasileiro. A Recopa Sul-Americana, duelo entre os campeões das competições continentais de 2022, será em 8 e 15 de fevereiro. Em 2023, a Libertadores vai de 8 de fevereiro com final única marcada para 11 de novembro. A Sul-Americana será jogada entre 8 de março e 28 de outubro, quando será jogada a final com possibilidade de acontecer no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Por causa da Copa do Mundo, o Mundial de Clubes, com participação de Flamengo ou Athletico-PR, deve ser entre 1º e 11 de fevereiro.
Veja as datas do calendário brasileiro de 2023
Pré-temporada: 14/12/2022 a 14/01/2023 (31 dias)
Estaduais: 15 de janeiro a 9 de abril (16 datas)
Copa do Brasil: 22 de fevereiro a 23 de setembro (14 datas)
Série A do Brasileirão: 16 de abril a 3 de dezembro (38 datas)
Série B do Brasileirão: 15 de abril a 25 de novembro (38 datas)
Série C do Brasileirão: 23 de abril a 12 de novembro (27 datas)
Série D Do Brasileirão: 30 de abril a 29 de outubro (24 datas)
Recopa Sul-Americana: 8 de fevereiro e 15 de fevereiro
Libertadores: 8 de fevereiro a 11 de novembro (15 datas)
Copa Sul-Americana: 8 de março a 28 de outubro (15 datas)
Datas Fifa: março (de 20 a 28), junho (12 a 20), setembro (4 a 12), outubro (9 a 17) e novembro (13 a 21)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.