Futebol brasileiro

Erro de juiz da Copa na súmula do Fla-Flu mexe na artilharia do Brasileirão

Selecionado para ir ao Mundial do Qatar-2022, Raphael Claus registra gol de Germán Cano no documento oficial do clássico em vez de Nathan e amplia legalmente o argentino à frente de Pedro Raul do Goiás na lista de goleadores

Paulo Martins*
postado em 19/09/2022 15:03
Árbitro que frequentemente apita jogos no Brasil e no continente representará a arbitragem brasileira no Catar, em novembro. -  (crédito: PABLO PORCIUNCULA)
Árbitro que frequentemente apita jogos no Brasil e no continente representará a arbitragem brasileira no Catar, em novembro. - (crédito: PABLO PORCIUNCULA)

Um dos árbitros brasileiros selecionados pela Fifa para apitar na Copa do Mundo do Qatar-2022, Raphael Claus se atrapalhou na rodada deste fim de semana do Campeonato Brasileiro. Como se não bastasse a confusão que se viu na vitória do Fluminense por 2 x 1 sobre o Flamengo, no Maracanã, ele cometeu erro insólito na súmula final do jogo publicada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Apesar de o segundo gol tricolor ter sido marcado pelo meia Nathan após cabeceio na pequena área depois do cruzamento de Matheus Martinelli, aos 31 minutos do segundo tempo, o documento oficial do jogo descreve o tento anotado pelo centroavante Germán Cano.

O jogador argentino aparecia perto do real dono do gol na hora do cruzamento, apesar de não subir com o meia na hora da cabeçada. A falha tem impacto direto na corrida pela artilharia do campeonato: com o gol oficializado, o Cano supera Pedro Raul, do Goiás, com 16 gols. O atleta esmeraldino coleciona 15.

Claus integrará o corpo de árbitros brasileiros na Copa do Mundo Qatar-2022. O paulista e o goiano Wilton Pereira Sampaio mediarão jogos do Mundial representando o apito verde-amarelo. 

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação