CICLO OLÍMPICO

De olho na vaga para as Olimpíadas, Brasil disputa o Mundial de Hipismo

Time brasileiro é representado por quatro atletas na competição que acontece em Pratoni del Vivaro, na Itália. As sete melhores equipes garantem vagas nos Jogos Paris-2024

Victor Parrini *
postado em 16/09/2022 19:16 / atualizado em 16/09/2022 20:06
 (crédito: Luis Ruas/Hipismo Brasil)
(crédito: Luis Ruas/Hipismo Brasil)

O Hipismo vive dias decisivos na Itália. Desde a última quinta-feira (15/9), o país sedia, em Pratoni del Vivaro, as emoções do Mundial de Hipismo do Concurso Completo de Equitação (CCE). A competição que vai até o próximo domingo (18/9) é vital para os países que almejam vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, pois os sete mais bem classificados carimbam o passaporte para o maior evento esportivo do planeta.

O Time Brasil é composto por quatro competidores: Carlos Parro/Goliath HFI; Marcelo Tosi/Genfly; Marcio Carvalho Jorge/Kilcoltrim Kit Kat; e Ruy Fonseca /Ballypatrick SRS. O técnico do esquadrão verde-amarelo é o inglês William Fox Pitt, que assumiu em 27 de maio a responsabilidade de guiar os brasileiros em meio ao ciclo olímpico encurtado.

O Mundial conta com a participação de 26 países, representados por 16 equipes. A disputa pelo título e vagas aos Jogos Olímpicos na Cida Luz é dividida em três fases: adestramento, cross-country e salto.

O adestramento abriu os trabalhos do Mundial na quinta-feira (15/9). Devido ao grande número de competidores (88), a prova foi finalizada nesta sexta-feira (16/9) e reservou surpresas negativas para o Brasil. Cavalo de Ruy Fonseca, Ballypatrick foi diagnosticado com uma entorce no carpo direito antes mesmo de entrar em ação e deixou o esquadrão brasileiro com apenas três atletas no páreo.

"Trata-se de uma lesão que necessitará de um tratamento cirúrgico, porém com bom prognóstico esportivo futuro", explicou o veterinário da equipe, Paulo Eduardo Pacheco.

Com a baixa de um atleta, o esquadrão verde-amarelo encerrou a participação no adestramento com a 16ª colocação. Potências do hipismo, Grã-Bretanha, Alemanha e os Estados Unidos são os primeiros colocados da disputa até aqui.

A competição segue neste sábado (17/9), com o início do cross-country. Os brasileiros largam com Marcio Jorge, às 7h54. Mais tarde, às 9h46 será a vez de Carlos Parro buscar a melhor qualificação. Às 11h18, Marcelo Tosi será o responsável por fechar a participação do país na categoria.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação