As duas maiores torcidas do futebol brasileiro voltarão a se encontrar em uma decisão após 31 anos. Acostumados a competirem pela preferência do torcedor nas arquibancadas, Flamengo e Corinthians estão garantidos na final da Copa do Brasil de 2022. Considerado um grande clássico do país, o confronto entre rubro-negros e alvinegros será apenas o segundo por título na história. O primeiro foi no longínquo 1991.
Naquela ocasião, Corinthians e Flamengo jogaram a segunda edição da Supercopa - torneio retomado em 2020 após um hiato entre 1992 e 2019. Na ocasião, o Timão disputou a partida como campeão brasileiro, enquanto o rubro-negro entrou em campo com o status de dono da taça da Copa do Brasil, mesma competição que irão decidir em 2022. No jogo único, o alvinegro paulista levou a melhor e faturou o título com uma vitória por 1 x 0, no Estádio do Morumbi.
Desde então, Flamengo e Corinthians se encontraram em confrontos importantes pelas mais variadas competições, mas nunca em uma final. Na história do clássico, além da Supercopa, os rivais cariocas e paulistas se enfrentaram em sete mata-matas com retrospecto favorável ao time do Rio de Janeiro: os alvinegros ganharam apenas no Brasileirão de 1984 e na Copa do Brasil de 2018, enquanto os rubro-negros venceram na Copa do Brasil de 1987 e 2019, na Libertadores de 2010 e 2022 e no Rio-São Paulo de 1997.
No mata-mata mais recente, disputado na atual temporada, o Flamengo foi bastante superior ao Corinthians. Em confrontos válidos pelas quartas de final da Libertadores, o rubro-negro mostrou sua força e venceu os dois jogos: 2 x 0 na Neo Química Arena, em São Paulo, e 1 x 0 no Maracanã, no Rio de Janeiro. Para chegar na final da Copa do Brasil de 2022, os dois times também passaram por rivais dos estados vizinhos: o rubro-negro tirou o São Paulo, enquanto o alvinegro despachou o Fluminense.
Flamengo e Corinthians vão decidir o título da Copa do Brasil em partidas de ida e volta. Os primeiros 90 minutos serão jogados em 12 de outubro, enquanto a partida do título está marcada para 19 de outubro. O mando de campo de cada um dos duelos será definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por sorteio. O evento está marcado para a próxima terça-feira (20/9). O campeão do mata-mata nacional também vai encher os cofres com uma premiação de R$ 76 milhões.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.