Liga dos Campeões

Gol de Vini Jr. e magia de Neymar: o primeiro dia da Champions League

Às vésperas da convocação para amistosos da Seleção Brasileira, titulares de Tite atuam em boa forma na abertura da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa.Real, PSG e Manchester City largam bem

Paulo Martins*
postado em 07/09/2022 02:32
Vinicius Junior abriu o placar para o Real Madrid na estreia do atual campeão da Uefa Champions League -  (crédito:  AFP)
Vinicius Junior abriu o placar para o Real Madrid na estreia do atual campeão da Uefa Champions League - (crédito: AFP)

Oito jogos movimentaram a primeira rodada da fase de grupos da Champions League na noite europeia desta terça-feira (6/9): de vitória histórica a boas performances brasileiras às vésperas da convocação da Seleção, nesta sexta (9), o começo do torneio teve grandes emoções de parte a parte. Fizemos um resumo com o melhor deste primeiro dia de Liga dos Campeões.

No primeiro horário de jogos (13h45, no fuso de Brasília) dois confrontos abriram a principal competição de clubes do mundo: de forma oficial, a primeira partida com bola rolando foi o Borussia Dortmund x Copenhague, no Signal Iduna Park. Os aurinegros abriram o placar com 35 minutos de jogo, em gol anotado pelo experiente Marco Reus. Aos 42, o português Raphael Guerreiro ampliou as contas. Com 37 do segundo tempo, o jovem inglês Jude Bellingham fechou a goleada: 3 x 0 Borussia.

No mesmo horário, o Dínamo de Zagreb recebeu o Chelsea na capital croata, com capacidade reduzida em seu estádio. A equipe local defendeu-se e marcou, às exatas 14h de Brasília, o primeiro gol da fase de grupos desta Champions 2022/2023: em contra-ataque mortal, Orsic ficou cara a cara com Kepa para abrir o placar para os balcânicos.

A partir daí, uma resistência implacável dos croatas bastou para barrar os atuais campeões mundiais, que cercaram a área do time local por todo o jogo, mas sem eficácia. O duelo terminou em uma histórica vitória para o Dínamo de Zagreb, resistente até os 53 da etapa final, com direito a festa no gramado da capital croata.

No horário principal, às 16h, seis jogos fecharam esse dia inicial da fase de grupos, com destaque para o confronto entre Paris Saint-Germain e Juventus, no Parque dos Príncipes. A equipe da casa, mesmo com a vitória apertada por 2 x 1, pouco foi incomodada durante o jogo, demonstrando amplo favoritismo ao guiar-se à liderança do Grupo H ao final da fase.

A equipe francesa logo deu o ar da graça, com um golaço de Mbappé após assistência de Neymar aos 5, para afastar o burburinho das últimas semanas. O atacante franco anotou mais um aos 22 minutos, demonstrando o grande domínio da equipe parisiense. No segundo tempo, a Velha Senhora diminuiu em cabeçada de McKennie, aos 8.

No sul da Espanha, o Sevilla foi goleado pelo Manchester City: os ingleses saíram na frente com gol de Haaland, seu primeiro com a camisa dos Citizens na Champions, aos 20. Com 13 do segundo tempo, Phil Foden atirou frontalmente para ampliar a favor dos bretões. A situação virou goleada aos 21 do segundo tempo, com mais um de Haaland e a fatura ficou liquidada em 4 x 0 com o tento de Rúben Dias, sem resistência da defesa andaluz.

Em Glasgow, na Escócia, o Real Madrid venceu o Celtic por 3 x 0. Porém, a nota má para o time ibérico veio com meia hora, quando o centroavante Karim Benzema sentiu dores e teve de ser substituído, descendo direto para os vestiários do Celtic Park. O primeiro gol merengue veio a 10 minutos da etapa derradeira, com finalização de Vinicius Junior após cruzamento. Aos 14, Modric ampliou para os espanhóis, em contra-ataque. A goleada do atual campeão se deu por intermédio de Hazard, aos 31.

Vencedor do Derby della Madonnina no fim de semana contra a Internazionale, o Milan foi até a Áustria enfrentar o Red Bull Salzburg e ficou apenas em um empate. O time mandante abriu a contagem com Okafor aos 28. Os Rossoneri empataram aos 40, com tento de Saelemaekers: placar final, 1 x 1.

Na capital portuguesa, o Benfica venceu o Maccabi Haifa na estreia de David Neres pelas Águias, na Champions. O primeiro gol encarnado saiu apenas aos cinco da etapa final, marcado por Rafa e aos 10, Grimaldo, que deu a assistência no primeiro tento, ampliou para os lisboetas. 2 x 0 no Estádio da Luz.

Na Alemanha, RB Leipzig foi goleado pelo Shakhtar Donetsk por 4 x 1, a outra surpresa positiva do dia. Marian Shved abriu o placar para os visitantes, aos 16. De forma relâmpago, na altura dos 9 e dos 10 do segundo tempo, os alemães empataram e os ucranianos voltaram à liderança no placar: tentos de Mohamed Simakan e Shved, novamente. A equipe visitante ampliou sua vantagem aos 32 da etapa final, com gol de Mykhailo Mudryk e aplicou goleada aos 39, aplicada por Lassina Traoré.

A rodada de abertura desta fase da Champions se encerra nesta quarta (7), com destaque para os confrontos diretos que podem definir as situações nos grupos B e C, respectivamente. No Estádio Wanda Metropolitano, o Atlético de Madrid encara o Porto; A Inter de Milão mede forças com o Bayern de Munique no Giuseppe Meazza. Ambos os jogos estão marcados para às 16h, fuso de Brasília.

Confira os jogos desta quarta-feira (7/9), que fecham a primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões:

13h45

Ajax (HOL) x Rangers (ESC)
Eintracht Frankfurt (ALE) x Sporting (POR)

16h

Atlético de Madrid (ESP) x Porto (POR)
Napoli (ITA) x Liverpool (ING)
Brugge (BEL) x Bayer Leverkusen (ALE)
Barcelona (ESP) x Viktoria Plzen (TCH)
Inter de Milão (ITA) x Bayern de Munique (ALE)
Tottenham (ING) x Olympique de Marselha (FRA)

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação