CAMPEONATO MUNDIAL

Vôlei: Brasil domina o Irã e avança às quartas de final do Mundial

Esquadrão verde-amarelo controlou a partida, fez valer o favoritismo e despachou os iranianos por 3 sets a 0. O próximo adversário será a Argentina, na quinta-feira (8/9), às 12h30

Victor Parrini *
postado em 06/09/2022 17:25 / atualizado em 06/09/2022 17:32
 (crédito: Divulgação/FIVB)
(crédito: Divulgação/FIVB)

A estrada brasileira rumo ao tetracampeonato do Mundial masculino de vôlei segue sendo muito bem pavimentada. Nesta terça-feira (6/9), na cidade polonesa de Gliwice, o esquadrão verde-amarelo manteve a invencibilidade e confirmou o favoritismo ao dominar e vencer o Irã por 3 sets a 0, com parciais 25/17, 25/22 e 25/23.

Apesar de ter sofrido a baixa de Lucarelli, que sentiu dores na panturrilha ainda no aquecimento, o Brasil não encontrou problemas para impor o seu estilo de jogo e dominar os iranianos. Com Rodriguinho e Leal inspirados, o técnico Renan Dal Zotto não precisou intervir com grandes modificações durante a partida. 

Invicta no Mundial, a Seleção Brasileira agora se prepara para encarar a Argentina, no duelo que reeditará a decisão pelo bronze olímpico nos Jogos Tóquio-2020. Sem muito tempo para descanso, o embate decisivo contra os hermanos será nesta quinta-feira (8/9), às 12h30.

O jogo

O primeiro set foi de um Brasil dominante. Embora tivesse sentido um pouco a falta de ritmo após ficar uma semana sem entrar em quadra, o esquadrão verde-amarelo não ofereceu grandes chances para os irianos e liderou o placar do início ao fim. O oposto Rodriguinho e Leal foram os destaques da engrenagem brasileira no período vencido por 25 x 17.

O início da segunda parcial indicou que o enredo seria o mesmo do set inicial. Os brasileiros aproveitaram bem as brechas adversárias e abriram 6 x 3. No entanto, os iranianos controlaram os ânimos e assumiram a liderança pela primeira vez na partida com o 9 x 8. Alguns erros individuais do Brasil custaram pontos, mas Rodriguinho e Leal seguiram afiados para fechar o por 25 x 22.

Precisando reverter o prejuízo para evitar o adeus no Mundial, o Irã se reorganizou e tomou conta do início do terceiro set, aplicando um 6 x 3. Mesmo com a vantagem no placar, os iranianos não conseguiram manter o ritmo e permitiram a recuperação brasileira com o empate e a virada para 13 x 10. Novamente à frente no marcador, os comandados de Renan Dal Zotto corrigiram as falhas para evitar o pior e fechar o jogo com o 25 x 23.

Números do jogo

Principais pontuadores:
Leal - 20 pontos
Rodriguinho - 8 pontos
Lucão - 8 pontos
Flávio - 8 pontos
Manavi (Irã) - 8 pontos

Pontos de ataque:
Brasil: 41 pontos
Irã: 32 pontos

Pontos de bloqueio:
Brasil: 6 pontos
Irã: 7 pontos

Pontos de saque:
Brasil: 7 pontos
Irã: 5 pontos

Pontos em falhas adversárias:
Brasil: 21 pontos
Irã: 18 pontos

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação