Automobilismo

Drugovich pontua na Holanda e se aproxima do título da Fórmula 2

Com a má performance do rival direto pelo título, Theo Pourchaire, o paranaense pode entrar em contagem regressiva para o título já na próxima etapa.

Paulo Martins*
postado em 03/09/2022 17:12 / atualizado em 03/09/2022 17:16
 (crédito:  Eric Alonso)
(crédito: Eric Alonso)

A corrida sprint da Fórmula 2, no Grande Prêmio da Holanda, deixou Theo Pourchaire em condições pouco prováveis de tomar o título do brasileiro Felipe Drugovich a partir deste sábado (3/9). O paranaense poderia ser campeão já amanhã, mas não vencer nesta corrida (fechando em 10º) o deixa em condições de festejar na próxima etapa do campeonato. O outro brasileiro participante na categoria, Enzo Fittipaldi, terminou em 13º.

Largando da décima posição com o grid invertido após fazer a pole position nesta sexta-feira (2/9), Drugovich manteve posição e esperou seu companheiro de equipe Clement Novalak segurar boa parte do grid estando em segundo lugar. Concorrente do brasileiro pelo título, o francês Theo Pourchaire largou em 16º e errou a freada na primeira curva da volta 2, indo para fora da pista e voltando para o fim do pelotão.

Mesmo com a permissão de asa aberta, não houve movimentos maiores de ultrapassagens. A tendência é positiva para o piloto paranaense, que vai largar na frente na corrida principal neste domingo (4). O calor da pista deixava de incomodar o jogo de pneus dos pilotos à medida que a tarde holandesa começava a cair.

Corrida começa a esquentar

A monotonia da corrida só se quebrou, na prática, no 18º giro, quando Jehan Daruvala ultrapassou Marino Sato pela 16ª posição, no fim da reta. Na volta anterior, enquanto perseguia Jack Doohan, Felipe Drugovich teve a roda travada no mesmo ponto, ao tentar passar pela parte interna da primeira curva. O inglês, na nona posição, anotou a volta mais rápida da corrida: 1:25.995.

No 25º giro, Drugovich tomou a melhor volta, com 1:25.808. A pilota da Charouz Tatiana Calderón rodou na volta seguinte e chamou o safety car à pista, a quatro giros do final. A comissão de prova permitiu uma última volta para a corrida: quando o carro de segurança foi recolhido aos boxes, apenas Ayumu Iwasa ultrapassou Richard Verschoor pela sexta posição. As demais posições se mantiveram em relação ao grid de largada: vitória de Marcus Armstrong, com Clement Novalak em segundo e Dennis Hauger em terceiro. Drugovich fechou em 10º e Enzo Fittipaldi em 13º.

Durante a transmissão oficial no Brasil, uma informação cedida pela repórter Mariana Becker deu conta de que Felipe Drugovich foi visto conversando com o dono da Red Bull, Helmut Marko, neste fim de semana. A equipe co-irmã da construtora austríaca, Alpha Tauri, ainda tem postos indefinidos para 2023, e há a chance de o principal piloto da escuderia, o francês Pierre Gasly, assinar com a Alpine.

Dos campeões da Fórmula 2, apenas o reserva da Mercedes, o holandês Nyck de Vries, campeão em 2019, não guiou na principal categoria. O atual campeão Oscar Piastri assinou esta semana com a McLaren, além de George Russell e Charles Leclerc, campeões anteriores, serem pilotos consagrados entre os melhores da Fórmula 1.

Para termos de campeonato, o ponto conquistado por Drugovich abriu levemente a margem que o guia para o título da Fórmula 2, com a contagem podendo ser feita a partir da etapa seguinte, no Grande Prêmio da Itália. A corrida principal deste domingo (4) começa às 5h15 da manhã, com transmissão do Bandsports.

*Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação