CANDANGÃO

Semifinais da segundinha começam neste sábado com os invictos em campo

Planaltina ou Real Brasília? Samambaia ou Ceilandense? Dois desses quatro clubes estarão na primeira divisão do futebol do Distrito Federal em 2023. Conheça as armas de cada time pelo acesso

Paulo Martins*
postado em 03/09/2022 00:30 / atualizado em 03/09/2022 00:30
O Real Brasília ainda não teve a defesa vazada nesta edição da segunda divisão do Campeonato do Distrito Federal -  (crédito: Eduardo Ronque/Real Brasília)
O Real Brasília ainda não teve a defesa vazada nesta edição da segunda divisão do Campeonato do Distrito Federal - (crédito: Eduardo Ronque/Real Brasília)

Apenas dois times subirão ao Candangão 2023 e a definição das vagas começa neste sábado (3/9), com as semifinais da Segundinha, a fim de definir, além dos acessos, os finalistas da competição. Os vencedores das chaves substituirão os rebaixados Unaí e Luziânia, tornando a principal categoria do futebol local exclusiva para equipes apenas do Distrito Federal pela primeira vez desde 2001. Motivo: apenas times de dentro do quadradinho podem alcançar a promoção.

O primeiro dos duelos entre invictos ocorrerá neste sábado, no estádio Diogão, em Formosa, onde Planaltina e Real Brasília abrem os trabalhos a partir das 15h30. O jogo coloca frente a frente as melhores defesas do campeonato: o time do Plano Piloto ainda não sofreu um gol sequer nos seis jogos anteriores pela fase de grupos e enfrenta o Galo, que teve a melhor defesa do Grupo A, com apenas três bolas contra sua meta.

O Real, rebaixado em 2021, tem a vantagem do empate na soma dos dois jogos, que se finalizará na semana que vem, em seu mando, ainda não definido. O Planaltina busca o acesso pela primeira vez no século, para assim voltar ao Candangão depois de 24 anos. O clube figurou na elite pela última vez em 1998.

A diretoria do time planaltinense se reuniu na última quarta-feira e decidiu por jogar com portões fechados ao público. A partida pode ser acompanhada ao vivo por meio da plataforma Eleven Sports, que transmitirá os duelos das semifinais. A outra decisão é entre Samambaia e Ceilandense, que se enfrentam neste domingo (4), às 15h30, na reabertura do Elmo Serejo Farias, o Serejão.

Apesar de sediar o jogo, o estádio não terá acesso ao público devido à falta de laudos da cancha, em informação confirmada pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). Mandante em Taguatinga, a Cobra-Cipó teve uma sequência importante de três vitórias nos jogos finais para chegar a esta instância da competição e enfrenta o Dragão, que recusa-se a ceder um resultado facilmente: nos grupos, foram quatro triunfos por vantagem mínima, além de dois empates e uma vitória mais tranquila sobre o Riacho City (ex-Bolamense) na rodada final, por 2 x 0.

O Samambaia foi campeão na última vez em que esteve na Segundinha (2020) e tenta retornar à elite novamente: para isso, reforçou-se de jogadores emprestados do atual bicampeão candango Brasiliense, como o goleiro Artur, o volante Aldo e o atacante Matheus Barbosa. O Ceilandense tenta repetir o feito de 2019, quando ascendeu sendo vice-campeão.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação