Apenas dois times subirão ao Candangão 2023 e a definição das vagas começa neste sábado (3/9), com as semifinais da Segundinha, a fim de definir, além dos acessos, os finalistas da competição. Os vencedores das chaves substituirão os rebaixados Unaí e Luziânia, tornando a principal categoria do futebol local exclusiva para equipes apenas do Distrito Federal pela primeira vez desde 2001. Motivo: apenas times de dentro do quadradinho podem alcançar a promoção.
O primeiro dos duelos entre invictos ocorrerá neste sábado, no estádio Diogão, em Formosa, onde Planaltina e Real Brasília abrem os trabalhos a partir das 15h30. O jogo coloca frente a frente as melhores defesas do campeonato: o time do Plano Piloto ainda não sofreu um gol sequer nos seis jogos anteriores pela fase de grupos e enfrenta o Galo, que teve a melhor defesa do Grupo A, com apenas três bolas contra sua meta.
O Real, rebaixado em 2021, tem a vantagem do empate na soma dos dois jogos, que se finalizará na semana que vem, em seu mando, ainda não definido. O Planaltina busca o acesso pela primeira vez no século, para assim voltar ao Candangão depois de 24 anos. O clube figurou na elite pela última vez em 1998.
A diretoria do time planaltinense se reuniu na última quarta-feira e decidiu por jogar com portões fechados ao público. A partida pode ser acompanhada ao vivo por meio da plataforma Eleven Sports, que transmitirá os duelos das semifinais. A outra decisão é entre Samambaia e Ceilandense, que se enfrentam neste domingo (4), às 15h30, na reabertura do Elmo Serejo Farias, o Serejão.
Apesar de sediar o jogo, o estádio não terá acesso ao público devido à falta de laudos da cancha, em informação confirmada pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). Mandante em Taguatinga, a Cobra-Cipó teve uma sequência importante de três vitórias nos jogos finais para chegar a esta instância da competição e enfrenta o Dragão, que recusa-se a ceder um resultado facilmente: nos grupos, foram quatro triunfos por vantagem mínima, além de dois empates e uma vitória mais tranquila sobre o Riacho City (ex-Bolamense) na rodada final, por 2 x 0.
O Samambaia foi campeão na última vez em que esteve na Segundinha (2020) e tenta retornar à elite novamente: para isso, reforçou-se de jogadores emprestados do atual bicampeão candango Brasiliense, como o goleiro Artur, o volante Aldo e o atacante Matheus Barbosa. O Ceilandense tenta repetir o feito de 2019, quando ascendeu sendo vice-campeão.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.