As águas baianas trouxeram mais uma conquista para a paracanoagem do Distrito Federal. No último domingo (28/8), o Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social (IBRES) se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro de Paracanoagem, realizado em Santo Estêvão, no recôncavo baiano.
A equipe da capital federal foi premiada com o título nacional após somar 191 pontos e superar os paranaenses do Clube de Regatas de Curitiba (81) e os do Iate Clube de Londrina (68).
Esta não foi a primeira vez que atletas de Brasília fizeram bonito em competições longe do quadradinho. Em junho de 2021, competidores da Amazul faturaram duas medalhas de ouro no Mundial de Oceânica da Espanha. Seis meses depois, foi a vez do IBRES garantir sete dos 12 pódios do Brasil no Sul-Americano disputado no Uruguai.
Para a supervisora da canoagem paralímpica da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Fátima Fernandes a disputa foi de alto nível. "Os clubes brasileiros estão se esforçando muito. Gostaria de parabenizar a todos os técnicos e demais profissionais envolvidos diariamente nos treinamentos e, principalmente, à equipe do IBRES, campeã nacional com todos os méritos", felicitou a dirigente.
O torneio marcou o retorno de uma edição do Campeonato Brasileiro à Bahia após 30 anos. Agora, os brasilienses se preparam para a disputa do Mundial de Maratona que acontecerá entre 29 de setembro e 2 de outubro, em Ponte de Lima, em Portugal.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima