Automobilismo

Verstappen faz o melhor tempo, mas Sainz largará em 1º no GP da Bélgica

Com a troca de motores em seis carros, grid fica diferente do habitual para a prova de relargada da temporada 2022 da Fórmula 1

Uma classificação fora do normal aconteceu na manhã deste sábado (27/8), no circuito de Spa-Francorchamps, a fim de determinar o grid de largada para o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1. Programada para iniciar às 11h, a sessão qualificatória começou 25 minutos depois, devido à necessidade de reparar um guard-rail amassado na saída da curva 1, após uma batida pela Porsche Cup Europeia.


Q1: Austríacos e italianos em segurança

Para esta parte do sábado, o céu encoberto deu a oportunidade aos pilotos de irem com pneus macios para a pista. Red Bull e Ferrari andaram em ritmo semelhante na ponta, seguidos pela surpreendente Alpine. Ao meio da fase primeira de classificação, a presença da Alfa Romeo no final do grid foi outra surpresa, com Guanyu Zhou, o mais rápido da equipe, em 19º, a quatro décimos de Mick Schumacher, o antepenúltimo até então. O chinês melhorou seu tempo e se salvou ao final da primeira parte, subindo ao top 15.

Na saída final da primeira parte da sessão, a três minutos do fim do tempo, apenas os pilotos de Red Bull e Ferrari não saíram dos boxes. Na volta final do Q1, as Mercedes melhoraram seu ritmo, com Russell em quinto, Hamilton em sétimo e Alexander Albon (com motor Mercedes em sua Williams) entre ambos, com uma grande volta.

Q2: Busca de ritmo para amanhã

Max Verstappen mostrou credenciais já na sua primeira volta, anotando na casa de 1:44, baixando em um segundo e meio a volta do então mais rápido George Russell. Seu companheiro Sergio Pérez anotou na mesma casa de segundo, comprovando a superioridade da Red Bull. Pelo rádio, Charles Leclerc reclamou que seu carro estava saltando no meio das curvas, estranhando a conduta de sua Ferrari.

Na tomada final de tempos, Alexander Albon seguiu com boa atuação e levou sua Williams à fase final. A Ferrari recuperou seu ritmo e as equipes decidiram utilizar mais um jogo de pneus macios a fim de extrair o máximo dos motores novos em alguns casos. Os líderes do campeonato Max Verstappen e Charles Leclerc, por exemplo, largarão do fundo do grid por essa substituição realizada.

Q3: briga pelas últimas posições

Para piorar as dificuldades, Leclerc ainda teve problemas na equipe, que ficou confusa com o jogo de pneus de seu piloto, levando o monegasco a anotar apenas o quarto tempo com um jogo velho. Verstappen foi o mais rápido do fim de semana com apenas uma volta nesta parte do treino, anotando 1:43.6, sem precisar voltar à pista para ser o primeiro dos pilotos prejudicados pelo grid na carreira deste domingo.

Na leva final, oito pilotos abriram volta nos trinta segundos restantes: Leclerc tentou dar vácuo para o companheiro Carlos Sainz, mas este não aproveitou a volta e chegou a estar na brita durante a tomada. Ainda assim, o espanhol garantiu, em seu tempo anterior, o primeiro posto para largar na ponta na corrida de amanhã.


Expectativas

Para a disputa de amanhã, um grid diferente, com carros mais alternativos na parte da frente e seis pilotos trocando de motor e tendo de remar contra a maré na corrida do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1. Há a chance de termos uma corrida histórica e as emoções deste fim de semana de retorno da principal categoria automobilística do mundo seguem às 10h deste domingo (28/8), com a corrida que terá transmissão da Band e da F1TV. Confira o grid de largada completo:

1 - Carlos Sainz (Ferrari) - 1:44.297
2 - Sergio Pérez (Red Bull) - 1:44.462
3 - Fernando Alonso (Alpine) - 1:45.368
4 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 1:45.503
5 - George Russell (Ferrari) - 1:45.776
6 - Alexander Albon (Williams) - 1:45.837
7 - Daniel Ricciardo (McLaren) - 1:45.767
8 - Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 1:45.827
9 - Lance Stroll (Aston Martin) - 1:46.611
10 - Sebastian Vettel (Aston Martin) - 1:46.344
11 - Nicholas Latifi (Williams) - 1:46.401
12 - Kevin Magnussen (Haas) - 1:46.557
13 - Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) - 1:46.692
14 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) - 1:47.866
15 - Max Verstappen (Red Bull)**
16 - Charles Leclerc (Ferrari)**
17 - Esteban Ocon (Alpine)**
18 - Lando Norris (McLaren)**
19 - Guanyu Zhou (Alfa Romeo)**
20 - Mick Schumacher (Haas)**

** Penalizados por troca de motores

 

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima