Neste final de semana ocorrem as duas semifinais do Brasileirão Feminino. O Corinthians enfrenta o Palmeiras, no sábado (27/8), e o Internacional recebe o São Paulo, no domingo (28/8). No grupo das oito melhores equipes do Campeonato Brasileiro Feminino desde o início da competição, os três times paulistas e a equipe do Sul do país se encontram nesta semifinal.
Pelo Derby Paulista, o Corinthians recebe o Palmeiras no jogo de ida. A partida será disputada na Neo Química Arena, casa do Timão, às 14h. O outro clássico — este, interestadual — será protagonizado por Internacional e São Paulo, no Estádio Beira-Rio, no domingo (28/8), às 11h. Todos os jogos serão transmitidos pela SporTV e Eleven Sports. Na tevê aberta, passará somente o clássico paulista na Band.
Palmeiras x Corinthians
Líder da tabela, o Palmeiras eliminou o Grêmio nas quartas de final e agora encara o Corinthians, que tirou o Real Brasília do campeonato. O jogo será suado visto que Palmeiras traz novos lances e posicionamentos diferentes a cada partida. O Verdão fez a melhor atuação das oitavas de final e isso foi reflexo do elenco, que tem experiência com a Seleção Brasileira (Ary Borges, Duda Santos e Bia Zaneratto - segunda maior artilheira da competição) e uma ótima defensora da Argentina, Agustina. Além disso, as atletas têm um trunfo: elas exibem a analista de desempenho da comissão técnica da Seleção amarela Vanessa Fernanda, além dos ensinamentos da técnica Pia Sundhage.
Em contraponto, o Corinthians sabe estudar o seu rival e foi exatamente assim que venceu a Supercopa da última edição. O foco e a organização do técnico Arthur Elias são diferenciais do time, as jogadas são bem planejadas, poucas vezes com gols de oportunidade. A garra das atletas também chamam atenção, elas finalizam, e menos que um empate não é aceitável. O clube apresenta o maior número de empates (cinco) no Campeonato Brasileiro e tem somente uma derrota. A equipe também tem presença na amarelinha, Adriana, Gabi Portilho, Liana Salazar, Luana Bertolucci e Tamires fazem parte do Timão.
Internacional x São Paulo
O Internacional executou o Flamengo no Brasileirão. O time rubro-negro até tentou conquistar um lugar nas semifinais, mas concluiu a rodada com um saldo negativo de dois pontos. Além desse feito, as gaúchas conquistaram o tricampeonato gaúcho. O bom resultado veio de um investimento maior com patrocínios para o clube, a equipe apresentou um ótimo conjunto e ganhou até mesmo com uma jogadora a menos em seus duelos. Ao contrário de algumas equipes, as gaúchas não apresentam elenco de peso, somente Bruna e Fabi Simões têm uma longa experiência no ramo.
Porém, elas encontram um dos pioneiros do futebol feminino do país, o São Paulo. Para conseguirem o tão sonhado títulos, apresentam duas cartas na manga: a atacante Formiga, única pessoa do mundo a ter participado de sete Copas do Mundo (incluindo homens e mulheres); e Vitória Yaya, a prodígio que competiu Centro Olímpico com apenas 13 anos. Ambas competiram fortemente nas oitavas e quartas de final. Ademais, as paulistas obtiveram o título do Brasileirão de 2019, o time conseguiu ascender esse ano. Antes disso, conquistaram o prêmio da Copa do Brasil — torneio que acabou em 2016.
Como chegaram até aqui?
Começando pela equipe que terminou a primeira fase da competição na primeira posição, o Palmeiras construiu um plantel forte para conseguir resultados consistentes e eliminar o Grêmio nas quartas de final. Seu adversário e grande rival, o Corinthians, teve campanha semelhante e se classificou à semifinal diante do Real Brasília.
As Gurias Coloradas avançaram na competição após ganharem do Flamengo no placar agregado (4 a 2). O São Paulo eliminou as Guerreiras Grenás (Ferroviária) depois de grande campanha — principalmente na reta final — no Brasileiro.
Em sua reta final, o Campeonato Brasileiro Feminino reuniu grandes jogadoras — como as convocadas por Pia, técnica da Seleção Brasileira Feminina —, além de ter conseguido colocar os jogos com transmissão de canais de televisão e por streaming, um grande avanço para a modalidade.