De um lado o Brasília, que não chegou nem perto do holofote dos playoffs. No outro, o Cerrado, que teve a chance de brilhar tomada pelo Unifacisa na última partida da temporada 2022/2023. Na contagem regressiva para a próxima edição do Novo Basquete Brasil, os times da capital não demonstram pressa nos preparativos. Como o seu time estaria se o NBB começasse hoje?
O Cerrado iniciou os aquecimentos leves na segunda-feira (15/8) com Quentin Jerome, mas nem todos os atletas estão no Distrito Federal. Entre as novidades reveladas ao Correio está o nome de Keyron sheard. O Brasília Basquete, por sua vez, não iniciou os treinamentos, mas apresenta novos integrantes como Gemadinha, Scheuer e Lessa. Além disso, apresentou três renovações de contrato.
O Correio Braziliense separou novidades das duas equipes para a próxima temporada, com início em meados de outubro.
Os preparativos do Cerrado para a temporada 2022/2023 começaram. Na segunda-feira (15/8), Quentin começou a tocar a equipe. O clube iniciou uma nova metodologia de treinamentos. Os aquecimentos começam cedo, às 9h da manhã. Sobre o elenco, muito mistério. Não há publicação sobre o novo elenco nas redes sociais.
Porém, a comissão disse que serão três novos gringos na equipe. Um deles é Keyron Sheard, ex-jogador do Vitória na temporada 2016/2017. Naquela edição, o time rubro-negro baiano caíu apenas na semifinal diante do Paulistano. Outro jogador de fora desembarcará em Brasília, assim como os outros dois atletas, mas um deles não tem experiencia na liga brasileira.
O Brasília está sob nova direção. O novo técnico é Dedé Barbosa. O treinador não iniciou as atividades com o time, mas garante que os trabalhos começarão na semana do dia 28. Assim como o rival, ele buscou reforços para tapar os buracos que faltavam no elenco anterior. Scheuer, ex-Pato Basquete, fez média de 10,5 pontos por jogo. Outro egresso dessa equipe foi Gemadinha. Ele está na lista de novos integrantes e colocou uma média de 12,9 pontos para o clube.
Mogi das Cruzes, igualmente, aparece como um dos times que reforçarão os ET’s. Douglas Santos foi notado a partir de seus números de rebotes. O jovem de 23 anos teve uma taxa de 5,6 no fundamento. Lessa fez um pouco menos de 10 pontos em média por partida. Além disso, entre os que renovaram com o Brasília, até o momento, estão o astro Fischer — 24° lugar em pontos. Além dele, Basílio e Arthur.
Embora tenha acabado a última campanha na lanterna, o Brasília era um time histórico. Ganhou destaque depois de vencer os campeonatos metropolitanos no Distrito Federal. Na sequencia, protagonizou a ‘Época de Ouro’ em 2007. Conquistou 24 títulos até chegar a um momento de dificuldades.
*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima