Especulado como reforço do Benfica e do Valladolid, o meia-atacante brasiliense Reinier disputará a temporada 2022/2023 com a camisa do Girona. Vinculado ao City Football Group, detentor, entre outros clubes, do Manchester City, o time catalão retornou à elite do Campeonato Espanhol nesta temporada e tem como tradição abrir as portas para jogadores em desenvolvimento. Um dos sócios da equipe é Pere Guardiola, irmão do técnico Pep Guardiola.
Contratado por 30 milhões de euros pelo Real Madrid, o jogador revelado pelas categorias de base do Flamengo segue sem espaço no clube merengue por causa da falta de vaga para extracomunitários. Os compatriotas Vinicius Junior, Éder Militão e Rodrygo ocupam as vagas. Com isso, Reinier e outras joias como Takfusa Kuba, apelidado de Messi japonês, passaram a ser jogadores disponíveis para empréstimo. Mesmo que tivesse interesse nos jovens talentos, o técnico italiano Carlo Ancelotti não poderia utilizá-los por imposição do regulamento.
Peça-chave na conquista da medalha de ouro da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, Reinier passou duas temporadas no Borussia Dortmund da Alemanha. Fez um gol e deu uma assistência em 39 partidas nas temporadas 2020/2021 e 2021/2022 da Bundesliga. Antes, teve um período de adaptação no Real Madrid Castilla sob a batuta de Raúl González.
Reinier terá como um dos companheiros no clube catalão o lateral Yan Couto, cria do Coritiba e velho companheiro de seleções de base. Ambos atuaram juntos na Seleção Sub-17. Yan participou da conquista do Mundial Sub-17 em 2019 na finalíssima contra o México, no Bezerrão. Reinier teve a convocação para o torneio vetada pelo Flamengo à época.
Destaque do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, Reinier perdeu tempo no Borussia Dortmund no ciclo para a Copa do Mundo. Enquanto medalhistas de ouro ganhavam espaço nas convocações de Tite, Reinier sequer entrava em campo pelo time alemão administrava crises de relacionamento com treinadores que o preteriam.
Companheiros de Reinier nas Olimpíadas, Diego Carlos, Douglas Luiz, Guilherme Arana, Bruno Guimarães, Matheus Cunha, Richarlison, Antony, Malcom, Nino, Claudinho, Gabriel Martinelli, além do goleiro Santos e do lateral-direito Daniel Alves, chegaram a ser convocados por Tite para a Seleção principal depois da conquista. Escanteado pelo Borussia, Reinier ficou para trás.