BASQUETE

WNBA: tudo o que você precisa saber sobre os quatro duelos dos playoffs

Fase de mata-mata da liga norte-americana feminina de basquete começa nesta quarta-feira. Saiba quais são os favoritos, conheça os duelos e entenda por que não teremos uma brasileira em ação na fase mais aguda da competição

Os playoffs da WNBA, a liga norte-americana de basquete feminino, começam nesta quarta-feira sem a mesma visibilidade da NBA no Brasil. A série melhor de três dos confrontos não terá transmissão em canal aberto, fechado, streaming e muito menos nas redes sociais. Os oito classificados são: Las Vegas Aces, Phoenix Mercury, Chicago Sky, New York Liberty, Connecticut Sun, Dallas Wings, Seattle Storm e Washington Mystics.

O favoritismo da competição está entre Las Vegas Aces e Chicago Skys. Ambas as equipes apresentaram o mesmo desempenho na temporada regular. A equipe de Vegas mostra uma maior pontuação a favor com 90,4% de aproveitamento, O Skys vem logo atrás com 86,3%.

O Brasil não terá representantes nos playoffs nesta temporada. Havia uma representante no Minnesota Lynx, Damiris Dantas. Ela tentou ajudar o time a alcançar o mata-mata, mas uma derrota para o Connecticut Sun por 96 x 69 frustrou os fãs. A vaga foi para o Seattle Storm.

A seguir, o Correio Braziliense apresenta os os confrontos das quartas de final.


» Las Vegas Aces (1°) x Phoenix Mercury (8°)

Primeiro colocado geral na temporada regular, o Las Vegas Aces conta com A’ja Wilson, que tem chances de conquistar o MVP. A técnica Becky Hammon é outra peça importante. Apesar do pouco tempo de trabalho, ela lapidou atletas com potencial no Vegas e guiou perfeitamente o time aos playoffs com 26 vitórias em 36 jogos.

Do outro lado, o Phoenix Mercury vive um drama. O time está sem uma de suas principais jogadoras. Brittney Griner foi presa na Rússia. O time também teve de lidar com a saída de uma técnica de alto rendimento, Sandy Brondello. Mesmo com os desfalques no início e no final da campanha, a franquia não tremeu e avançou aos playoffs.

Programe-se
Jogo 1: Las Vegas Aces x Phoenix Mercury , quarta, 17 de agosto
Jogo 2: Phoenix Mercury x Las Vegas, sábado, 20 de agosto
Jogo 3*: Las Vegas Aces x Phoenix Mercury, terça, 23 de agosto

» Chicago Sky (2°) x New York Liberty (7°)

O Chicago é o atual Campeão da WNBA e tem várias cartas na manga; a MVP Kahleah Cooper, Candace Parker e Emma Meesseman. Além disso, o time se reforçou com Emma Mason, a principal jogadora da seleção belga. Apesar dos reforços, o time é previsível. Isso fez com que a franquia ficasse para trás na temporada.

O New York Liberty é comandado por Sandy Bradello. Com a bagagem acumulada no Phoenix, a treinadora protagonizou o melhor resultado da franquia nova-iorquina. A ajuda de Griner moldou Marine Johannes — média de 19 pontos. Outra a se destacar é Sabrina Ionescu. Ela se tornou a primeira jogadora na história da liga a marcar pelo menos 500 pontos, 200 rebotes e 200 assistências.

Programe-se
Jogo 1: Chicago Sky x New York Liberty, quarta, 17 de agosto
Jogo 2: New York Liberty x Chicago Sky, sábado, 20 de agosto
Jogo 3*: Chicago Sky x New York Liberty, terça, 23 de agosto

» Connecticut Sun (3°) x Dallas Wings (6°)

Terceiro colocado na temporada regular, o Connecticut Sun não ostenta um elenco com grandes pontuadoras. Entretanto, mostrou-se um time conectado e com jogadas limpas. As atletas acumulam bons passes, tocos e assistências.

O Dallas Wings encerrou a primeira fase com poucas jogadoras em 2022. Uma das remanescentes é Arike Ogunbowale. Após sofrer lesão, ela passou por reparo muscular, em 9 de agosto, e não esteve presente desde então. Mas o treinador Johnson, primeiro da liga a receber o prêmio de Treinador do Mês, fez com que a franquia tomasse rumo.

Programe-se
Jogo 1: Connecticut Sun x Dallas Wings, quinta, 18 de agosto
Jogo 2: Dallas Wings x Connecticut Sun, domingo, 21 de agosto
Jogo 3*: Connecticut Sun x Dallas Wings, quarta, 24 de agosto

» Seattle Storm (4°) x Washington Mystics (5°)

O Seattle Storm tem como integrante Breanna Stewart, uma lenda da WNBA. Ela foi eleita a melhor jogadora do ano. Em três jogos contra os Mystics nesta temporada, Stewart teve uma média de 20 pontos com percentual de arremessos de 50% no primeiro duelo e 80% no último. Ela ocupa o quinto lugar em roubos de bola e o 13º em bloqueios.

O Washington Mystics finalizou uma campanha sólida na lista de candidatos ao título do início ao fim. Apontou destaques no ataque e na defesa, como Delle Donne. Apenas 11 jogadoras apresentaram um diferencial maior do que o da atleta na temporada. A jogadora apresenta o terceiro lugar em ações defensivas (0,180).

Programe-se
Jogo 1: Seattle Storm x Washington Mystics, quinta, 18 de agosto
Jogo 2: Washington Mystics x Seattle Storm, domingo, 21 de agosto
Jogo 3*: Seattle Storm x Washington Mystics, quarta, 24 de agosto


*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima