Futebol brasileiro

Da Europa à América do Norte: conheça o pacote de reforços do Botafogo

Saiba quem é quem na lista de seis jogadores contratados a toque de caixa pelo pelo mecenas John Textor antes do fechamento da janela de transferências para a sequência do Campeonato Brasileiro

Décimo segundo colocado na Série A do Campeonato Brasileiro, o Botafogo anunciou um pacotão de reforços nos últimos dias antes do fechamento da janela de transferências para animar a equipe carioca na competição. Ao todo, seis atletas estarão, em breve, disponíveis para o técnico português Luís Castro. O Correio Braziliense conta um pouco mais sobre os seis jogadores que estarão sob os olhares da torcida do Glorioso.

Gabriel Pires

Apresentado como jogador-torcedor que cumpre seu sonho, o meia de 28 anos desembarca em General Severiano por empréstimo. Ele pertence ao Benfica. Com passagem na base do Vasco, Gabriel Pires foi cedo para o futebol europeu e teve experiências na Juventus, da Itália, e em clubes menores do futebol italiano, espanhol e catari. A aquisição recente do Benfica — comprado após o término do empréstimo com o Al-Gharafa, do Catar, em junho —já foi repassada ao Fogão, com quem tem contrato até junho de 2023.

Danilo Barbosa

Ex-Nice, da França, teve passagem recente pelo Brasil, quando foi emprestado ao Palmeiras: anotou um gol e deu duas assistências em 30 jogos. O volante de 26 anos logo voltou à Europa até acertar com o Botafogo. Foi adquirido sem custos após o fim do acordo com o time francês.

Jacob Montes

É certamente o reforço mais diferente do pacote: nascido em Mission Viejo, na Califórnia, o estadunidense de 23 anos vem gratuitamente ao Brasil após o fim do contrato com o Crystal Palace. O clube inglês pertence ao dono da SAF do Fogão, o inglês John Textor. Se, por um lado, pouco se sabe sobre o meia, que tem dupla nacionalidade guatemalteca, o fato é que ele se entenderá bem com o Textor no quesito idioma.

Tiquinho Soares

O atacante de 31 anos é o nome mais conhecido dessa lista: esteve por três temporadas no Porto, de Portugal. Marcou 73 gols em 158 jogos pelo time lusitano. Em 2020, foi ao Olympiakos da Grécia após ficar sem clube. De lá, chega em definitivo ao time da Estrela Solitária. Antes da experiência no Porto, Tiquinho jogou em clubes de menor expressão do Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, e no futebol português.

Júnior Santos

Mais um centroavante incrementa a lista: vindo do Sanfrecce Hiroshima, do Japão, Júnior tem 27 anos. Assinou por empréstimo de seis meses. A experiência na Série A é curta. Ele atuou em seis oportunidades na temporada 2019 pelo Fortaleza antes de ir ao futebol japonês.

Lucas Perri

O mais novo integrante da grande família de reforços botafoguenses joga debaixo das traves. Aos 24 anos, Lucas Perri dá mais opções ao técnico Luís Castro. Campeão da Copa do Brasil e da Libertadores Sub-20, o goleiro surgiu no cenário com a camisa do São Paulo antes de atuar por empréstimo pelo Náutico na Série B.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima