A brasileira Bia Haddad Maia fez história mais uma vez ao vencer a tcheca Karolina Pliskova, neste sábado, pela semifinal do Masters 1000 de Toronto. As parciais foram 6/4 e 7/6 (9/7), em quase duas horas de jogo. A paulista vem acumulando resultados marcantes, pois se torna a primeira tenista do país a disputar uma final de WTA 1000. No mesmo torneio, Haddad bateu a última campeã do US Open, a atual número 1 do mundo e a campeã olímpica em sequência. Agora, ela decide o título contra a 15ª colocada do ranking, a romena Simona Halep, neste domingo.
O primeiro set começou com uma quebra de saque a favor da brasileira, que impôs agressividade em toda a parcial e contou com a instabilidade de Pliskova. A atleta da República Tcheca somente conseguiu entrar na parcial quando o jogo estava 5/1 para Haddad. A tenista europeia devolveu duas quebras, colocando o placar em 5/4, mas a brasileira fechou a parcial em 6/4.
O segundo set apresentou um cenário diferente, pois Pliskova imprimiu devoluções mais fundas, minando o saque da brasileira. Assim, a número 14 da WTA estabeleceu 3/0 rapidamente. Mas Haddad mostrou o porquê da campanha histórica e empatou a disputa com imensa capacidade de resiliência. O jogo foi ao tiebreak, com tensão nítida na feição das tenistas. Na fase decisiva, Bia Haddad fechou o jogo em 9/7.
*Estagiário sob a supervisão de Fernando Brito