A rede oficial do US Open, um dos quatro grandes torneios de tênis do ano, anunciou que irá arrecadar recursos para dar suporte à Ucrânia. O evento está previsto para ocorrer durante o US Open Fan Week, em 24 de setembro. “Pessoas da Ucrânia estarão nos corações e mentes de muitos no US Opens de 2022”, disse a comunicação do campeonato.
Desde o início do conflito no leste europeu, uma série de ações foram feitas por organizações esportivas em prol do auxílio humanitário aos civis que sofreram as consequências da guerra.
A iniciativa envolverá uma série de ações humanitárias atreladas ao programa ‘Tenistas pela Paz’. A data da exibição também é simbólica, pois o dia 24 de setembro marca a Independência da Ucrânia. O evento contará com a presença de grandes nomes como Rafael Nadal, recordista de grand slams no masculino, e Iga Swiatek, atual número um do mundo.
O presidente da Associação de Tênis dos Estados Unidos (USTA) disse que a iniciativa é de "importância vital”. “O US Open é um palco que atrai milhões de fãs apaixonados e têm o dever de ser nosso instrumento para ajudar aqueles que precisam desesperadamente disso”, ressaltou.
Em março, o programa Tenistas pela Paz embolsou cerca de US$ 1 milhão para auxiliar os ucranianos. A USTA, em conjunto com outras organizações de tênis, espera arrecadar mais de US$ 2 milhões no evento do US Open deste ano.
*Estagiário sob a supervisão de Pedro Grigori