Agora é oficial. A Copa do Mundo vai começar um dia antes da data inicialmente prevista. Após levantar a possibilidade durante a semana, a Fifa se reuniu, ontem, e confirmou a antecipação da abertura da competição internacional. Com isso, o torneio terá bola rolando a partir de 20 de novembro, um domingo, com Catar e Equador. A mudança vai manter a tradição de o país sede estar em campo no primeiro jogo.
Segundo a Fifa, a decisão foi tomada pelo conselho da entidade de forma unânime. Assim, a cerimônia de abertura da Copa do Mundo será junto do jogo inaugural do torneio, assim como foi feito em outras edições. O encontro entre o país sede e um dos representantes do futebol sul-americano será no Estádio Al Bayt, às 13h.
Antes marcado como partida de abertura da Copa, o jogo entre Senegal e Holanda teve a hora do pontapé inicial alterado: passou de 7h para às 13h de 21 de novembro. De acordo com a Fifa, os torcedores que compraram ingressos para os dois jogos serão notificados por e-mail sobre a mudança. Os tickets comprados antecipadamente, porém, permanecem válidos independentemente da nova data/hora dos compromissos.
Apesar de o Mundial ter sido antecipado em um dia, a data de liberação dos jogadores para a disputa da Copa no Catar segue a mesma: 14 de novembro. "A mudança garante a continuidade de uma longa tradição de marcar o início da Copa do Mundo com uma cerimônia de abertura por ocasião da primeira partida entre os anfitriões ou os atuais campeões. A decisão seguiu uma avaliação da concorrência e das implicações operacionais, bem como um processo de consulta completo e um acordo com as principais partes interessadas", explica a Fifa em nota. (DQ)