Draftado em 2014 pelo New England Patriots para ser o reserva de Tom Brady, o quarterback Jimmy Garoppolo — bicampeão do Super Bowl em 2015 e 2017 — vive um drama pessoal. Uma cirurgia no ombro deu ao futuro do jogador de 30 anos um roteiro de suspense. No último domingo (7/8), o repórter da NFL Ian Rapoport comentou que a equipe ainda não achou destino para Garoppolo. Nem há pressa para isso. O desfecho da novela é relevante porque pode causar um impacto de US$ 24 milhões no teto salarial nesta temporada da liga profissional de futebol americano. Seattle Seahawks e Houston Texans aparecem como candidatos a uma possível troca.
No fim do mês passado, o astro havia recebido liberação do San Francisco para iniciar a busca por um novo time. Motivo: o baixo rendimento nas temporadas anteriores. O prazo para uma solução é até 30 de agosto. Nessa data, os participantes da NFL serão obrigados a reduzir os elencos de 80 para 53 jogadores. A primeira semana da temporada regular começa em 8 de setembro.
Segundo o especialista Matt Barrows, do site The Athletic, nada está perdido. O Seattle Seahawks e o Houston Texans seriam "candidatos distantes" para Jimmy Garoppolo. De acordo com Barrows, os dois times estão em fase de reconstrução e não são bons encaixes para o quarterback. Logo, o jogador poderia agregar positivamente e ser uma peça importante entre outros clubes.
A franquia mais empolgada até o momento é o Cleveland Browns. A franquia opera no modo “vencer a qualquer custo”. De acordo com o site The Athletic, aparenta ser a equipe mais interessada em Garopoolo, pois Deshaun Watson pode ser suspenso por um ano inteiro devido às denúncias de má-conduta e violência sexual. Consequentemente, Garoppolo poderia recuperar o seu valor para a "free agency" de 2023.
No “Inside Training Camp”, mais alguns pontos foram dispostos sobre o momento do jogador. "Pelo que entendi, (os 49ers) estão dispostos a esperar até o dia de corte. Na verdade, não faria muito sentido para os 49ers, digamos, deixar Jimmy Garoppolo agora. E se outro quarterback se machucar? Parece que eles vão segurá-lo o maior tempo possível apenas para ver se algum mercado comercial se desenvolve antes de eventualmente, e provavelmente, deixá-lo ir", questionou.
Mantido ou não, a tendência era que Garoppolo fosse um dos jogadores mais desejados no mercado. Porém, a contusão no ombro é vista com desconfiança pelas franquias interessadas na contratação. Independentemente do suspense, os 49ers continuarão fazendo jogo de paciência.
*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima