Paralisado por quase 50 dias para a disputa da Copa América, que teve o Brasil como campeão pela oitava vez, a Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino está de volta nesta quarta-feira com várias disputas em aberto. A bola volta a rolar com as duas últimas rodadas da primeira fase pela frente. Neste mês, a principal competição de futebol feminino no país entrará no mata-mata. A briga por classificação está bem acirrada, com sete times, um deles candango, brigando por quarto vagas para as quartas de final.
A liderança antes da pausa é do Palmeiras. Quatro times estão classificados antecipadamente para o mata-mata. Três são paulistas: além do alviverde, São Paulo e Corinthians têm sequência garantida. O Internacional é o intruso. Flamengo, Real Brasília, Santos, Atlético-MG, Ferroviária, Avaí/Kindermann e Grêmio brigam pelos lugares restantes, com os quatro primeiros em vantagem para seguir vivo no mata-mata da Série A1 do Brasileirão Feminino. Os oito times classificados se enfrentam entre os dias 14 e 21 do mês.
Quinto colocado, o Real Brasília é um dos que levam vantagem para confirmar a presença no mata-mata pela primeira vez. Na elite desde 2021, as Leoas do Planalto podem confirmar a vaga na próxima rodada. Para isso, precisam vencer o rebaixado Cresspom no clássico do Distrito Federal. Os times se encontram hoje, às 15h, no Defelê, com transmissão da Eleven Sports. E mais: torcer por um tropeço da Ferroviária contra o Atlético-MG e do Avaí diante do Palmeiras. Na rodada final, as candangas enfrentam o Galo, fora de casa.
Com todos os integrantes classificados de forma antecipada, o G-4 da Série A1 do Brasileirão Feminino mantém briga acirrada pela liderança. A diferença entre o primeiro colocado, Palmeiras, e o quarto, Corinthians, é de três pontos. Inter e São Paulo também cultivam chances. Os quatro times têm um aproveitamento superior a 70% dos pontos disputados. O primeiro colocado leva ao mata-mata a vantagem de decidir a classificação em casa até a final, marcada para 25 de setembro.
Na parte inferior da tabela, a briga contra o rebaixamento segue aberta. O paulista Bragantino e o candango Cresspom caíram para a Série A2 do Brasileirão. Três times lutam contra as últimas duas vagas: Esmac, São José e Cruzeiro. Em melhor condição para permanecer na elite, a Raposa tem quatro pontos de distância do Z-4 e pode selar a permanência tão logo o campeonato for reiniciado.
*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Penúltima rodada
Hoje
15h São José x Grêmio
15h Real Brasília x Cresspom
15h Flamengo x Bragantino
16h Palmeiras x Avaí
16h Internacional x Santos
19h Cruzeiro x São Paulo
20h Corinthians x Esmac
21h Ferroviária x Atlético-MG