A judoca brasiliense Bianca Reis, 17 anos, se prepara para mais um desafio internacional. A atleta foi uma das convocadas pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) a integrar a equipe que disputará o Campeonato Mundial Júnior (Sub-21) de Judô em Guayaquil, no Equador, que será realizado entre 9 e 14 de agosto.
Bianca Reis, que disputa na categoria até 57kg, já vem trazendo medalhas importantes para Brasília. A última conquista foi o segundo lugar na Copa Europeia Sub-21, no início de julho, na Hungria.
Embora já esperasse a convocação — que é feita pelo ranking nacional da CBJ —, a jovem atleta celebrou ao ver o nome na lista de convocados “Eu estava no aeroporto quando recebi o e-mail e fiquei toda animada, toda feliz, com vontade se sair pulando”, contou ela ao Correio.
Isso porque o Mundial é a maior competição das categorias de base e é de um nível de dificuldade muito alto, já que só vão as melhores de cada país. “É muito importante na questão de pontos, mas também por toda a experiência e aprendizado”, pontuou Bianca.
A brasiliense traz consigo a melhor das expectativas. “Minha meta é voltar com a medalha dourada para casa. Venho treinando o ano inteiro para essa competição e acredito que é possível”, afirmou.
Assim como para Oswaldo Navarro, treinador da Bianca aqui no DF. “Acredito que ela vai ter sucesso, sim, trazendo medalha para o Distrito Federal”, afirmou.
Saiba Mais
Ele falou ainda sobre a importância da competição para a atleta. “Ter um mundial no currículo é muitíssimo importante, agora ela vai ter dois: o mundial Sub 18 e Sub 21. Isso mostra que ela é diferenciada. Tanto dentro quanto fora dos tatame", pontuou.
Isso porque a jovem de 17 anos se desdobra entre ser uma estudante do ensino médio e uma atleta de alto rendimento. Enquanto no matutino, ela se dedica aos estudos, no período vespertino começa a preparação com treinos de funcional e com preparador físico.
“Depois ela vai para sala de musculação com uma programação voltada para luta. E treinos de segunda até sexta-feira específicos e técnicos. Aí, vem os treinos extras aos sábados e feriados, às vezes, quando precisamos intensificar”, descreve Navarro.
Bianca também falou sobre a preparação para a competição. “Venho treinando praticamente o ano inteiro em um ritmo intenso por causa das competições, mas nessa última semana da viagem eu dou uma pisada no freio para evitar lesões e apenas corrigir aqueles últimos detalhes”, explicou.
Em relação às adversárias, Bianca tem o pé no chão e sabe que chegar até ao pódio não será fácil.
“Não conheço todas as inscritas da minha categoria. As que eu já lutei sei que são muito duras e as que ainda não, já vi vídeos em outros campeonatos e sei que são brutas também. Então toda luta que eu fizer lá vai ser uma luta dura”, ponderou.
O próximo compromisso de Bianca Reis é o Campeonato Mundial Juvenil (Sub-18) em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, que será realizado entre 24 e 28 de agosto.