Spallas do concerto

Braço direito dos maestros, Willian e Arrascaeta são os responsáveis por afinar as orquestras de Corinthians e Flamengo na primeira das duas audições do espetáculo das quartas de final. Saiba qual deles tem sido mais decisivo neste ano

Aos maestros, as batutas dos dois times mais populares do país. O sucesso do primeiro concerto entre o Corinthians, do regente Vítor Pereira; e o Flamengo, de Dorival Júnior, hoje, às 21h30, na Neo Química Arena, pelas quartas de final da Libertadores, passa pela afinação de cada spalla com a partitura da orquestra.

Willian é o primeiro violino da companhia alvinegra. Em tese, o responsável por fazer a companhia alvinegra jogar por música. O currículo europeu com passagens por Chelsea, Arsenal e Seleção Brasileira aumentam a expectativa por uma apresentação correta diante do Flamengo.

De volta ao Brasil há um ano depois de 14 temporadas no exterior, o meia de 33 anos deve uma exibição digna de aplausos em pé. Fez um gol e deu quatro assistências em 35 jogos. Eficiente nas cobranças de falta, ainda não usou o baita diferencial a serviço da banda alvinegra.

Willian é um dos quatro jogadores do Corinthians com experiência em Copa do Mundo disponíveis para o duelo de hoje. Cássio, Fagner e Renato Augusto podem auxiliá-lo na missão de desarmonizar o Flamengo. Paulinho seria o quinto, mas está lesionado. Outros selecionáveis como Gil, Balbuena, Cantillo, Giuliano e Bruno Méndez ajudam a carregar o piano.

O spalla da orquestra rubro-negra tem sido mais eficiente do que Willian nesta temporada. Embora vista a camisa 14, o "10" rubro-negro balançou a rede 10 vezes em 37 exibições nesta temporada e deu 14 assistências, duas na Libertadores. Impressiona a capacidade dele de carregar o Flamengo nas costas em partidas como a de hoje. O craque fez os dois gols da vitória contra o Atlético-MG, no Maracanã, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Foi o responsável direto virada por 3 x 2 no placar agregado.

Arrascaeta também conta com coadjuvantes de patamar internacional. Filipe Luís, David Luiz e Vidal disputaram Copa do Mundo. Outros estarão sob a mira de Tite. O técnico da Seleção irá à Neo Química Arena ao lado do filho Matheus Bachi observar nomes como Gabigol, Pedro, Everton Ribeiro e Everton Cebolinha, um dos xodós dele na conquista da Copa América em 2019. Substituto de Neymar naquele torneio, o meia-atacante tem boas recordações do estádio. A atuação de gala naquela competição foi na goleada por 5 x 0 contra o Peru na fase de grupos.

Cebolinha é uma das novidades do Flamengo nas quartas de final. Contratado nesta janela de transferências, ele foi inscrito no torneio com os chilenos Vidal e Pulgar. Com o acréscimo do trio, não houve vaga para adicionar o recém-contratado Varela. O lateral-direito foi oficializado como reforço na noite de sábado depois do massacre de 4 x 1 contra o Atlético Goianiense no Brasileiro.

O Corinthians contratou opções para defesa, meio e ataque. O paraguaio Balbuena dividirá com Gil a vigilência ostensiva a Pedro. No meio de campo, há opção de Fausta Vera. Ineficiente na fase de grupos e nas oitavas, o ataque ganhou o poder de fogo do centroavante Yuri Alberto.

O clássico popular teve pitadas de simpatia. Os dois clubes concordaram em aumentar o espaço destinado aos torcedores visitantes em São Paulo e no Rio. O Flamengo terá direito a 4 mil lugares em Itaquera. A contrapartida será a mesma no Maracanã na semana que vem.