BASQUETE

Entenda por que a Liga Nacional de Basquete e a CBB estão em conflito

Indicação de time para o Campeonato Sul-Americano abre queda de braço entre a LNB e a CBB. Treta pode virar caso de Justiça e prejudicar a participação do país em torneio internacional

Monique Del Rosso*
postado em 31/08/2022 02:42 / atualizado em 31/08/2022 02:53
Queda de braço entre a Liga Nacional de Basquete e a Confederação Brasileira de Basquete é a nova treta entre as duas entidades -  (crédito: Marcelo Cortes/Flamengo)
Queda de braço entre a Liga Nacional de Basquete e a Confederação Brasileira de Basquete é a nova treta entre as duas entidades - (crédito: Marcelo Cortes/Flamengo)

As instituições responsáveis pela paz no esporte da bola laranja estão em conflito. Motivo: a Liga Nacional de Basquete (LNB) indicou a classificação do Paulistano para o Campeonato Sul-Americano, mas a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) optou por não ouvir a entidade e escolher a Liga Sorocabana. Ao Correio, uma fonte da LNB disse que desejava corrigir o que considerava ser uma injustiça com um dos seus associados — o Paulistano. Por isso, segundo ele, o processo na justiça virou a única solução.

Para a surpresa dos representantes da LNB, uma equipe sem vinculo com o Novo Basquete Brasil (NBB) estava classificada pela FIBA para uma competição internacional. Isso é vetado pelo contrato registrado em 2008.

A entidade afirma que o Termo de Cooperação assinado há 14 anos pela Liga e a CBB dá à LNB o direito de definir as equipes nacionais classificadas para competições internacionais por meio do NBB. O acordo foi ratificado em 2018. "A Liga Nacional realmente tentou o diálogo antes de tomar essa decisão, mas não obteve resposta da CBB", afirma a mesma fonte.

A primeira opção era o São José. O time está filiado à LNB e de volta ao NBB depois de tirar licença para se organizar, porém recusou a vaga. A LNB queria encaixar o Paulistano na vaga, mas a confederação optou por tentar colocar uma equipe que não participa dos duelos de âmbito nacional, o Sorocabano.O argumento para a equipe não poder jogar é de que o clube está na segunda divisão.

Na nota oficial divulgada nesta terça-feira, a Liga Nacional de Basquete revelou que sem chances de contato tornava impossível permanecer a situação dessa forma. "Como justificar, para fãs e patrocinadores, a presença de uma equipe da segunda divisão na disputa de uma competição internacional, em detrimento de outra de Primeira Divisão, participante da principal competição da modalidade no Brasil, o NBB, verdadeiro Campeonato Brasileiro de Basquete" questiona a nota de repúdio.

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação