A maior tenista da Era Aberta, Serena Williams, adiou a aposentadoria após vencer o jogo contra a montenegrina Danka Kovinic, na primeira rodada do Aberto dos Estados Unidos, na noite desta segunda-feira (29/8). Serena, que está perto de completar 41 anos, anunciou este mês que a carreira está chegando ao fim.
Por dois sets a zero — duplo 6/3 — a norte-americana ditou o ritmo do jogo no Arthur Ashe, mas precisou salvar quatro break points para fechar o primeiro set. O saque e a poderosa bola de direita foram essenciais para que a tenista continuasse viva no torneio.
Com nove erros forçados contra 23 da montenegrina e 23 bolas vencedoras contra 18 da rival, Serena mantém vivo o desejo pelo 24º Grand Slam. Na quarta-feira (31/8), ela retorna à quadra contra Anett Kontaveit (EST), atual número 2 do mundo.
Ao final da partida, Billie Jean King entrou em quadra e fez uma homenagem a Serena. Ela começou dizendo que estava de rosa, pois é a cor favorita de Williams. Após o discurso, um vídeo contando a trajetória da americana foi exibido. Com os olhos marejados, Serena disse que se sentiu muito confortável em quadra e que o público foi uma "loucura".
Carreira
Com chances remotas de título no US Open, Serena deve encerrar a carreira com a incrível marca de 23 troféus de Grand Slam, um recorde na Era Aberta do tênis, iniciada em 1968. Acima dela está apenas a australiana Margaret Court, que conquistou quase todos os 24 troféus antes da profissionalização do esporte.
Para efeito de comparação, Serena tem mais troféus de Major do que a alemã Steffi Graf (22), a tcheca Martina Navratilova (18) e a compatriota Chris Evert (18). Ela supera também referências do circuito masculino, como Roger Federer (20), Rafael Nadal (22) e Novak Djokovic (21).
Seus feitos em nível de Grand Slam ao longo de uma carreira de 27 anos vão além. Somando troféus em duplas femininas (14) e duplas mistas (2), ela ostenta a impressionante marca de 39 títulos nos quatro maiores torneios do mundo. Levando em conta somente os jogos de simples, ela é a segunda com o maior número de finais (33), apenas uma a menos que Chris Evert. É a terceira em participação em semifinais, com 40, e a recordista nas quartas de final, com as mesmas 54 de Evert.
Saiba Mais
- Trabalho & Formação Serena Williams participa de evento no Brasil sobre empreendedorismo
- Economia Serena Williams vê o Brasil como um mercado interessante para investir
- Esportes Serena Williams aponta "contagem regressiva" para aposentadoria
- Esportes Bia Haddad supera a polonesa Iga Swiatek, atual número 1 do mundo
- Esportes Serena Williams vai se aposentar: confira a trajetória da tenista
- Esportes Rafael Nadal perde em retorno às quadras na estreia do Masters 1000
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.