BASQUETE

Brasil enfrenta o México pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2023

Depois de perder para Porto Rico fora de casa, Seleção masculina de basquete tentará a recuperação em casa na noite desta segunda-feira na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, em mais uma partida válida pelo sonho de disputar o Mundial do ano que vem no Japão, Indonésia e Filipinas

Monique Del Rosso*
postado em 29/08/2022 16:27 / atualizado em 29/08/2022 16:44
O duelo desta segunda-feira contra o México será na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina -  (crédito: Divulgação/CBB)
O duelo desta segunda-feira contra o México será na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina - (crédito: Divulgação/CBB)

A Seleção Brasileira masculina de basquete encerrará nesta segunda (29/8) a primeira janela da segunda fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023. A partida será em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, contra o México, às 19h30. O duelo terá transmissão ao vivo na ESPN 4 e no Star +. No primeiro jogo, o Brasil perdeu para Porto Rico e desceu do topo da tabela para o segundo lugar.

Apesar do rendimento baixo no jogo contra Porto Rico, o técnico Gustavo de Conti afirma que a vitória contra o México é importante e ele fará de tudo para conquistá-la. "Estamos muito felizes pela recepção e atmosfera aqui em Jaraguá do Sul. Agradecer a todos pela estada e queremos devolver em quadra esse carinho que a Seleção recebeu. Nos preparamos bem e sabemos a importância dessa vitória pensando em vaga na Copa do Mundo e também na AmeriCup que começa essa semana", afirma o técnico em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

O Brasil vem de derrota amarga para Porto Rico. O jogo de estreia da janela foi apertado e acabou com o placar de 75 x 72. Muitos erros foram evidentes e a pressão caiu sobre os brasileiros. As estrelas que mais atuavam no elenco optaram por não arriscar. Yago Matheus foi um deles. O jovem de 23 anos é o segundo maior líder em assistências na temporada da FIBA e fez míseros dois pontos. Outro é Didi Louzada, que voltou agora para a Seleção com experiência no Portland Trail Blazers e teve atuação apagada. Fez uma cesta de três pontos.

Os mexicanos também perderam na abertura desta fase. O jogo foi contra a Colômbia e acabou em 93 x 89. Ambos os times estão em uma situação crítica e precisam se recuperar no Grupo F. Aos poucos, o México vem subindo na tabela. Eles ocupam a quarta posição e só estão nesse lugar graças a Gabriel Giron e Pako Cruz. Ambos combinam mais de 15 pontos por jogo. Porém, no duelo contra a Colômbia, a seleção azteca ficou perdida. Arriscou poucos lances de três pontos e os destaques quase não apareceram na partida. O Brasil precisa ficar atento a Jorge Gutiérrez, autor de 19 pontos e de dois roubos de bola no último confronto. 

A Copa do Mundo está programada para 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.

JOGADORES DISPONÍVEIS DO BRASIL

ARMADORES
Yago Mateus - Ratio Ulm-ALE
Marcelo Huertas - Tenerife-ESP
Rafael Luz - Andorra-ESP

ALAS/ARMADORES
Georginho - SESI Franca

ALAS
Didi Louzada - Blazers-EUA
Leonardo Meindl - Urban Transylvania-ROM

ALAS/PIVÔS
Gabriel Jaú - Flamengo
Rafael Mineiro - Flamengo
Lucas Dias - SESI Franca

PIVÔS
Lucas Mariano - SESI Franca
Augusto Lima - Unicaja-ESP
Cristiano Felício - CB Granada-ESP

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação