CLÁSSICO NACIONAL

Fluminense x Corinthians: 5 razões para crer na classificação do seu time

Tricolores e alvinegros abrem, nesta quarta-feira (24/8), às 19h30, no Maracanã, a disputa por uma das vagas na decisão da Copa do Brasil. Saiba como chegam as equipes para o primeiro capítulo da decisão em 180 minutos

Victor Parrini*
postado em 24/08/2022 01:50 / atualizado em 24/08/2022 17:40
Fluminense e Corinthians remontam jogos históricos como o de 1976, marcado pela Invasão Corintiana ao Maracanã -  (crédito: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)
Fluminense e Corinthians remontam jogos históricos como o de 1976, marcado pela Invasão Corintiana ao Maracanã - (crédito: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

O que o destino reserva para os milhões de corações das torcidas de Fluminense e Corinthians espalhadas pelo país? Nesta quarta-feira, às 19h30, tricolores e alvinegros abrem, no Maracanã, a disputa por uma das vagas à final da Copa do Brasil.

Quando se fala em clássico, ainda mais em mata-mata, é difícil cravar um favorito. No entanto, o futebol apresentado pelas duas equipes traz um enredo diferente para o duelo de ida, no Rio de Janeiro. Enquanto, o Fluminense, de Fernando Diniz, empolga os amantes do esporte com uma postura ofensiva, o Corinthians, do técnico Vítor Pereira, vem sendo rotulado como incógnita, com jogadores envelhecidos, pouco decisivos e garotos em maturação.

Apesar dos momentos opostos, as duas equipes têm algo em comum. O confronto é o jogo da vida e, talvez, o único caminho possível para a conquista de um título nacional do calibre da Copa do Brasil na temporada. Além da manutenção do sonho de título, um avanço à final expandirá as chances de Libertadores em 2023 e significará mais alguns milhões na conta. O campeão abocanha R$ 60 milhões e o vice, R$ 25 milhões.

No esquenta para a primeira parte da decisão de 180 minutos, nesta quarta-feira, no Maracanã, e em 15 de setembro, na Neo Química Arena, o Correio Braziliense analisa como chegam cariocas e paulistas e lista cinco motivos para os torcedores de Fluminense e Corinthians acreditarem na classificação.

Fluminense: motivos para crer no bi

1 — A mística do Maraca
Quando a bola rolar no gramado sagrado do Maracanã, o Fluminense brigará não somente pela vaga como defenderá os sete jogos de invencibilidade em casa. Nesse recorte, são seis vitórias e um empate, uma delas sobre o próprio Corinthians, por 4 x 0, pelo Brasileirão.

2 — Bola na rede é o forte
Longe de ter um elenco tão valioso como os de Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras, o Fluminense, de Fernando Diniz, sabe se virar com o que tem. Contabilizando os 29 jogos pelo Brasileirão e Copa do Brasil, o tricolor das Laranjeiras balançou as redes adversárias 51 vezes, figurando como um dos principais ataques do cenário nacional.

3 — L de Letal
Posição problema para muitos clubes do país, o ataque é a referência de um Fluminense em constante evolução. Artilheiro do clube na temporada, o argentino Germán Cano é, também, o maior goleador da Copa do Brasil até aqui, com cinco gols em seis partidas.

4 — Para quebrar jejuns
Uma classificação sobre o Corinthians pode significar a queda de uma escrita negativa da companhia carioca na Copa do Brasil. O Fluminense não sabe o que é disputar uma final do segundo torneio mais importante do país desde 2007. À época, sob o comando de Renato Gaúcho, a equipe faturou o único título da competição contra o Figueirense.

5 — Orquestra afinada
O futebol vistoso e ofensivo do Fluminense passa, necessariamente, pelos pés de Paulo Henrique Ganso. Aos 32 anos, o meia tricolor parece ter resgatado a motivação que o consagrou como um dos últimos camisas 10 clássicos do futebol nacional. Em 2022, ele tem sete assistências e seis gols.

Corinthians: motivos para crer no tetra

1 — Última chamada para um título
Eliminado na semifinal do Paulistão e nas quartas da Libertadores, o Corinthians vê o Palmeiras aumentar cada vez mais a distância na liderança do Brasileirão. Portanto, a Copa do Brasil pode ser o único caminho viável para a Fiel comemorar um título da temporada.

2 — O craque veste a 8
Embora Róger Guedes vista a camisa 10, o craque do Timão carrega o número 8 nas costas. Embora acumule minutagem após recuperação de lesão, Renato Augusto é quem pode desequilibrar pelo lado alvinegro no confronto de 180 minutos.

3 — Superação eleva a moral
A goleada por 4 x 1 sobre o Atlético-GO garantiu não somente a virada depois do prejuízo na ida, por 2 x 0, mas a elevação da moral de um Corinthians contestado após derrotas para Flamengo e Palmeiras. Contra o Fluminense, a equipe espera realizar um jogo convincente.

4 — Memórias da Invasão
O Corinthians guarda boas lembranças de um jogo contra o Fluminense, no Maracanã. Em 1976, 70 mil corintianos tomaram conta das arquibancadas do palco carioca e testemunharam a classificação do Timão à final daquela edição do Brasileiro.

5 — Em Itaquera, talvez já era…
Um jogo sem erros é fundamental para que o Corinthians consiga decidir a classificação no jogo de volta, em casa. O bom retrospecto em casa favorece os alvinegros. Portanto, uma vitória ou empate, no Rio, pode pavimentar o sucesso, enquanto um tropeço deve dificultar os planos.

Ficha técnica

Fluminense x Corinthians
O que está em jogo: Semifinal da Copa do Brasil (ida)
Onde: Estádio Maracanã (Rio de Janeiro)
Quando: Quarta-feira (24/8), às 19h30
Transmissão: Prime Video e SporTV

Prováveis escalações:

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Nonato e Ganso; Arias, Matheus Martins e Cano. Técnico: Fernando Diniz

Corinthians: Cássio; Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz e Renato Augusto; Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação