MUNDIAL FEMININO SUB-20

Em duelo sul-americano, Brasil enfrenta Colômbia por vaga às semifinais

Segunda colocada na fase de grupos, Seleção decide vaga às 23h deste sábado. Sobrevivente do "mata" terá pela frente Japão ou França na próxima fase do torneio disputado na Costa Rica

Monique Del Rosso*
postado em 20/08/2022 11:35 / atualizado em 20/08/2022 11:47
Atual campeão do Sul-Americano Sub-20, Brasil terá pela frente a vice continental, Colômbia, em San Jose
 -  (crédito: Staff Images Woman/CONMEBOL)
Atual campeão do Sul-Americano Sub-20, Brasil terá pela frente a vice continental, Colômbia, em San Jose - (crédito: Staff Images Woman/CONMEBOL)

O Brasil disputa neste sábado (20) uma vaga às semifinais da Copa do Mundo Sub-20 Feminina. O duelo será contra a Colômbia, às 23h, no Estádio Nacional de San José, capital da Costa Rica, e terá transmissão ao vivo do SporTV e da plataforma FIFA+.

Os treinos para a partida eliminatória começaram na quinta-feira. O técnico Jonas Urias focou em ajustar cobranças de falta, escanteios, revisou as funções táticas e ensaiou batidas de pênalti caso o duelo termine empatado no tempo normal e na prorrogação. As jogadas ensaiadas foram ferramentas importantes na primeira fase. O time fez sete gols. Empatou por 0 x 0 com a Espanha, venceu a Austrália por 2 x 0 e goleou a Costa Rica por 5 x 0.

Um dos atributos do bom trabalho de Urias até o momento é a ótima gestão do vestiário. “A gente tem uma parceria boa desde sempre”, testemunha a atacante Mileninha ao site da CBF.

Um dos orgulhos do treinador é a variedade de jogadoras que balançaram a rede na primeira fase. Os sete gols do Brasil na primeira fase foram marcados por cinco jogadoras diferentes: Rafa Levis (2), Aline (2), Priscila, Pati Maldaner e Mileninha.

“Esse era um objetivo secreto, que o leque de jogadoras fosse variado. Isso é importante para a confiança do grupo, para as próximas etapas e a próxima fase. Fico feliz que isso tenha acontecido", comemora Jonas Urias.

Eliminado em último lugar na fase de grupos da Copa do Mundo Sub-20 em 2018, o Brasil volta a figurar nas quartas de final em busca de ir além do terceiro lugar na Rússia, em 2006. Aquele foi o melhor desempenho da Seleção na história da competição.

Primeira colocada do Grupo B à frente do México, a Colômbia foi vice-campeã do último Sul-Americano Sub-20. O título ficou justamente com o Brasil. A Seleção derrotou a Colômbia por 3 x 0 no quadrangular final, gols de Analuyza, Giovaninha e Isa. e deu passo largo para a conquista do título disputado no Chile. O Brasil também conquistou o Sub-17 e a Copa América em duelos à parte com as rivais colombianas.

"Acho que as experiências previas que tivemos contra elas nos dão um embasamento interessante pra gente comparar, mas a equipe da Colômbia que está jogando essa Copa do Mundo não é a mesma, nem em talento individual e nem coletivo. Precisamos refazer todas as nossas análises, olhar os mínimos detalhes novamente e não tomar nada como se já soubéssemos. Pelo contrário, independentemente de ser a Colômbia ou qualquer outro adversário que a gente conheça, são as quartas de final da Copa do Mundo", destaca Urias.

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação