Os grupos quadrangulares da Série C do Campeonato Brasileiro começam neste sábado (20/8), a fim de definir os acessos para a Segundona. O formato apresenta dois grupos com quatro equipes em cada um: o Grupo A tem o líder da primeira fase, mais o quarto, quinto e oitavo colocados; enquanto o Grupo B tem o segundo, terceiro, sexto e sétimo colocados da etapa inicial do campeonato.
Após jogos internos em cada grupo, em ida e volta, os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais e conquistam o acesso para a Série B. Foram rebaixados para a Série D, na primeira fase, o Atlético Cearense, o Ferroviário-CE, o Brasil de Pelotas e o Campinense. O Correio apresenta agora os oito candidatos ao acesso para a segunda categoria do futebol brasileiro.
Grupo A
Mirassol — No ano seguido na Série C (após o título da Série D, em 2020), o time conseguiu a melhor campanha da primeira fase, mesmo variando a qualidade do futebol quando perto da classificação: foram 33 pontos, 10 vitórias, três empates e seis derrotas. É uma das equipes favoritas a ganhar o título e a ascender para a Segundona, sobretudo por seu trabalho consistente e por uma diretoria que monta mais uma potência do futebol do interior paulista.
Volta Redonda — O time carioca tenta o acesso desde 2017, após ser o último campeão invicto da Série D (2016). Na fase anterior, o Voltaço teve a melhor campanha nos últimos cinco jogos, com quatro vitórias, uma derrota e 80% de aproveitamento, o que faz da equipe do Rio de Janeiro uma das que chegam a este quadrangular em seu melhor momento, também tendo seu favoritismo para subir.
Botafogo-SP — Mais uma equipe do interior de São Paulo integra este grupo: o Pantera é o único desta zona que teve experiência recente na Série B, de onde veio após o rebaixamento em 2020. Desde então, o time de Ribeirão Preto tenta voltar à categoria que mais jogou em sua história, com um total de 16 temporadas.
Aparecidense — De forma agônica, o atual campeão da Série D foi parar nesta fase após vencer o Botafogo da Paraíba em casa, pela última rodada da primeira etapa, superando o time de João Pessoa no número de vitórias (8 x 7), após o empate na tabela em 29 unidades. O dado importante é que a equipe de Aparecida de Goiânia já venceu o Botafogo paulista e o Volta Redonda fora de casa, no certame anterior da competição.
Grupo B
Paysandu — O Papão tenta voltar à Série B depois de quatro anos e após ver o maior rival (Remo) ser eliminado na fase anterior. Apesar de bicampeão da segunda categoria (1991 e 2001), quando na terceira não logrou mais que um vice-campeonato diante do Macaé (2014), e tenta um título inédito.
Figueirense — Esta é a equipe mais difícil de ser batida nesta competição e os números provam: o Figueira perdeu apenas dois dos 19 confrontos da primeira fase: contra Mirassol e Vitória. Ao mesmo tempo em que é dificilmente batido, os catarinenses são os que mais acumulam empates no campeonato, com um total de nove.
ABC — O Alvinegro Potiguar abrirá esta fase jogando em casa frente ao Figueirense: ser mandante é justamente o trunfo desta equipe, que ainda não perdeu atuando no Frasqueirão, onde teve seis vitórias e três empates. O campeão da Série C de 2010 quer voltar à segunda divisão depois de cinco anos, desde seu último rebaixamento, em 2017.
Vitória — Talvez o time mais tradicional desta lista seja a equipe baiana. Em queda livre desde 2018 (com a queda da Série A para a Série B), o Leão tenta voltar para o campeonato em que veio desde que caiu no ano passado. Esta pode ser uma oportunidade para o rubro-negro baiano ser campeão nacional pela primeira vez, considerando que a máxima glória da equipe do Barradão sejam as quatro taças da Copa do Nordeste.
Confira os jogos da primeira rodada:
Sábado (20/8) — 17h: ABC x Figueirense — Frasqueirão, Natal
Domingo (21/8) — 11h: Botafogo-SP x Volta Redonda — Santa Cruz, Ribeirão Preto
Domingo (21/8) — 16h: Vitória x Paysandu — Barradão, Salvador
Domingo (21/8) — 19h: Aparecidense x Mirassol — Annibal Batista de Toledo, Aparecida de Goiânia
Fique sempre atualizado! Baixe o aplicativo para celular do Correio. Disponível na Play Store e na App Store.
|
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.