FUTEBOL

Ifab estuda proibição de jogadas com a cabeça para jogos sub-12

Orgão da Fifa acredita que a jogada é preocupante quando as crianças estão envolvidas, pois ainda estão em desenvolvimento

Luísa Mariana Moura*
postado em 17/08/2022 15:05 / atualizado em 18/08/2022 10:14
 (crédito: Unsplash/Reprodução)
(crédito: Unsplash/Reprodução)

Assunto que divide opniões no mundo do futebol, jogadas com a cabeça em partidas sub-12 estão sendo estudadas pela International Football Association Board (Ifab). Os lances de cabeça em campo têm sido associados a maior probabilidade de doenças degenerativas do cérebro.

O ex-arbitro Sálvio Spínola postou em suas redes sociais que a associação teria aprovado a remoção do cabeceio para jogos abaixo sub-12. Oficialmente, no entanto, a medida está sendo estudada e ainda não foi confirmada.

Em nota encaminhada ao Correio, a Ifab informou "não proíbe cabeceamentos em competições para menores de idade" e  que aprovou um julgamento para investigar os efeitos das "cabeçadas'' e torná-las uma infração passível de punição.

A jogada segue sendo uma preocupação devido ao potencial impacto negativo na saúde e bem-estar dos jogadores a curto e a longo prazo. A preocupação é com possíveis lesões na cabeça resultantes dos impactos, relacionados pela entidade na seguinte relação:

  • cabecear a bola deliberadamente
  • ser acidentalmente atingido na cabeça com a bola (especialmente inesperadamente ou de curto alcance)
  • tentativas de cabecear a bola (especialmente em jogadas aéreas) que levam a cabeça a entrar em contato com o corpo de outro jogador (cotovelo, cabeça, etc.)
  • bater a cabeça no chão
  • bater a cabeça em uma trave

O julgamento será realizado para avaliar a aplicação em competições e partidas do nível Sub-12 e inferior (atualmente Reino Unido e EUA), onde já existem restrições de cabeceamento nos treinos e partidas.

Essas preocupações são maiores quando as crianças estão envolvidas, pois seus corpos, cérebros e habilidades motoras ainda estão em desenvolvimento e elas podem não ter a força fisiológica ou a experiência para reduzir os riscos potenciais. Consequentemente, algumas autoridades do futebol já introduziram restrições ao cabeceamento nos treinos para jogadores mais jovens e, portanto, estender essas restrições aos jogos.

Federação inglesa testará norma

A Federação Inglesa de Futebol recebeu aprovação para realizar um teste na próxima temporada para remover cabeceio deliberado em partidas da categoria sub-12. O teste será executado durante a temporada 2022-23. Se for bem-sucedido, será solicitada uma alteração na lei para todos os jogos sub-12 e inferiores desde o início da temporada 2023-24.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação