TÊNIS

Bia Haddad faz história mais uma vez e avança às semifinais no Canadá

A brasileira Bia Haddad Maia faz história mais uma vez no Aberto do Canadá ao vencer Belinda Bencic nas quartas de final. Ela já havia eliminado a líder do ranking mundial

João Gabriel Freitas*
postado em 13/08/2022 00:27
Bia já tinha sido a primeira brasileira a avançar às quartas de um WTA 1000 e agora se torna a primeira a disputar semifinais no Aberto do Canadá -  (crédito: Paul Ellis/AFP)
Bia já tinha sido a primeira brasileira a avançar às quartas de um WTA 1000 e agora se torna a primeira a disputar semifinais no Aberto do Canadá - (crédito: Paul Ellis/AFP)

A brasileira Bia Haddad Maia fez história mais uma vez no Aberto do Canadá. Após vencer a número um do mundo nas oitavas, Bia venceu Belinda Bencic, número 12 da WTA, nas quartas de final do Masters 1000 de Toronto nesta sexta-feira (12/8). O jogo foi decidido em 2 horas e 11 minutos, pelas parciais 2-6, 6-3, 6-3.

Após a partida, Haddad Maia destacou a importância da torcida brasileira que compareceu ao jogo em Toronto. “Quero agradecer a todos que vieram assistir ao jogo nesta noite. Joguei duas vezes aqui nos últimos dois dias e o público estava contra mim. Hoje eu senti muita energia".

Bia Haddad Maia manteve o nível técnico, físico e mental dos primeiros dias de torneio com muita agressividade e mostrando a capacidade de retomar placares. Apesar de perder o primeiro set, a brasileira conseguiu voltar a partida e replicar o alto nível de tênis que desempenhou contra a melhor da WTA, Iga Swiatek. A habilidade dela de lidar com momentos tensos ficou evidente contra Bencic.

“Desde a primeira rodada enfrentei momentos importantes. Toda partida é muito apertada. Eu luto muito. Em cada partida aqui é difícil se sentir 100% bem. Mas o que tento é seguir lutando, seguir pensando positivo”, disse Bia Haddad Maia.

Bia já tinha sido a primeira brasileira a avançar às quartas de um WTA 1000 e agora se torna a primeira a disputar semifinais. Com cinco semifinais na temporada, ela tenta continuar fazendo história no Canadá e lutará por uma vaga na final neste sábado.

O jogo

As tenistas começaram o jogo de forma consistente, mas a brasileira enfrentou problemas com o segundo serviço, enquanto Bencic manteve regularidade nos golpes. Bia conseguiu vencer apenas um ponto em segunda chance em decorrência da pressão das devoluções de Bencic. A brasileira só confirmou seu serviço duas vezes, sofreu com as bolas de fundo da suíça e perdeu o primeiro set por 6-2.

Ao contrário das últimas partidas, Bia Haddad Maia mostrou um semblante de tensão, deixando de lado a sua característica agressiva. No entanto, após perder a primeira parcial, Haddad se soltou e elevou a intensidade dos golpes, o que culminou em uma quebra logo no terceiro game e em seguida abriu 3 a 1.

O jogo permaneceu acirrado até Belinda Bencic, em desvantagem, se incomodar com a torcida brasileira justamente em seu saque durante o nono game. O resultado foi duas duplas-falta e um erro não forçado em sequência. Bia Haddad Maia levou o segundo set por 6-3.

O terceiro set foi emocionante. Belinda Bencic quebrou o serviço da brasileira e confirmou a vantagem, abrindo 2-0. Para a alegria dos brasileiros que estavam nas arquibancadas em Toronto, Bia Haddad venceu os dois games seguintes e empatou. A partir daí a tensão tomou conta da quadra com erros e belos pontos para ambos os lados. Na parte decisiva do jogo, a brasileira impôs seu jogo e confirmou a grande temporada de 2022. Ela quebrou mais uma vez o serviço da número 13 do mundo e fechou a partida em 6-3.

*Estagiário sob a supervisão de Pedro Grigori

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação