BASQUETE

Focado no Golden State, brasiliense Gui Santos pede dispensa da Seleção

Ala-armador é um dos três jogadores vinculados a franquias da liga norte-americana de basquete. Raulzinho e Bruno Caboclo também abrem mão de reforçar o time nacional na compeitção

Monique Del Rosso
postado em 12/08/2022 21:19
Gui Santos em ação pela Seleção Brasileira: preferência por batalhar uma vaga no elenco principal do Golden State Warriors no período da AmeriCup -  (crédito: Divulgação/CBB)
Gui Santos em ação pela Seleção Brasileira: preferência por batalhar uma vaga no elenco principal do Golden State Warriors no período da AmeriCup - (crédito: Divulgação/CBB)

Os jogadores Gui Santos, Raulzinho e Bruno Caboclo, que participaram da Summer League e têm perspectiva de disputar a temporada 2022/2023 da NBA, pediram para não jogar pela Seleção Brasileira masculina de basquete. O trio não representará o país no mês que vem, na AmeriCup.

A pré-lista do técnico Gustavo De Conti tinha 25 jogadores. Porém, Gui Santos (Golden State Warriors), Raulzinho (Cleveland Cavaliers) e Bruno Caboclo (Boston Celtics) não farão parte dessa lista. O foco dos atletas está na liga norte-americana de basquete.

Com apenas 20 anos, o brasiliense Gui Santos foi 16º brasileiro escolhido no Draft da NBA. Em sete jogos, obteve a média de 10,9 pontos e 38,1% de acerto do perímetro na Summer League. Embora não saiba o seu destino no Golden State Warriores, Gui tem chances de seguir o sonho de representar o Brasil na temporada regular. Os times podem fechar contrato com 15 jogadores. No caso do Golden Warriors, escolheram 14, faltando apenas a decisão de Mac McClung. Outra pendência é a aposentadoria de Iguolada. Outra possibilidade para Gui é figurar na G-League.

O armador Raulzinho assinou contrato com o Cleveland Cavaliers. Na última temporada, ele fez uma média de 7,5 pontos, 1,9 rebotes e 3,1 assistências no Washington Wizards. O número de passes decisivos do jogador draftado pelo Atlanta Hawks chamou a atenção da franquia do atual time, o Cleveland.

Segundo o portal The Athletic, Bruno Caboclo fechou contrato com o Boston Celtics. O ala-pivô terá a chance de finalmente brigar por uma vaga definitiva na franquia vice-campeã na última temporada. O jogador foi destaque na Summer League. Iniciou três dos cinco jogos como titular e teve média de 12 pontos, 6.4 rebotes, 1,2 toco e 21,8 minutos em quadra. O aproveitamento foi ótimo: 60% nos arremessos de quadra. Ele foi o melhor do Brasil no campeonato no quesito pontuação.


O rendimento na NBA fez com que eles não arriscassem representar o Brasil. Outro empecilho é a data da Copa América. O início em 11 de setembro coincide com a pré-temporada da NBA, com início em 30 de setembro.

Sem os três, a lista de Gustavo de Conti tem sete jogadores que estão atuando na Europa. Alguns deles são Yago Mateus (Ratio Ulm, da Alemanha), Scott Machcado (Hapoel Eilat, de Israel, país que disputa competições europeias) e Leo Meindl (Urban Transylvania, da Romênia), Somente na Espanha são quatro: Augusto Lima (Unicaja), Marcelinho Huertas (Tenerife), Rafael Luz (Andorra), Vitor Benite (Gran Canaria).

 

Convocação

Armadores
Yago Mateus - Ratio Ulm-ALE
Marcelo Huertas - Tenerife-ESP
Rafael Luz - Andorra-ESP
Scott Machado - Hapoel Eilat-ISR

Alas-armadores
Georginho - SESI Franca
Vitor Benite - Gran Canaria-ESP

Alas
Didi Louzada - Blazers-EUA
Reynan - SESI Franca
Leonardo Meindl - Urban Transylvania-ROM

Alas-pivôs
Gabriel Jaú - Flamengo
Rafael Mineiro - Flamengo
Lucas Dias - SESI Franca

Pivôs
Lucas Mariano - SESI Franca
Rafael Hettsheimeir - Flamengo
Augusto Lima - Unicaja-ESP
Cristiano Felício

Técnico: Gustavo De Conti


*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação