Conversas com o meia Arrascaeta foram importantes para que Guillermo Varela aceitasse o desafio de defender o Flamengo. Nesta quinta-feira (11/8), o lateral direito uruguaio de 29 anos foi apresentado pelo rubro-negro carioca e revelou o "empurrãozinho" dado pelo amigo e compatriota antes de assinar com o clube.
"Conversei com Giorgian, que me deu um apoio muito grande para chegar ao clube e vi tudo com meus próprios olhos no primeiro dia que fui ao Maracanã", disse na entrevista coletiva.
Amigo de longa data de Arrascaeta, Varela também não poupo elogios ao compatriota e companheiro de time novamente. "Conheço Giorgian há dez anos, desde o Sub-20, e temos uma relação grande. São anos jogando juntos e vê-lo crescer como cresceu aqui me dá muito orgulho. É um grande jogador, uma grande pessoa e ver como os torcedores o idolatram é importante", compartilha.
Varela desembarcou no Brasil há cerca de duas semanas e já vinha treinando com o grupo. Regularizado para o Campeonato Brasileiro e Libertadores, ele não esconde a ansiedade para estrear pelo Flamengo. "Estou muito feliz por chegar a este grande clube, com muita história. Vou dar o meu melhor para estar em campo o quanto antes com esta camisa. As expectativas são muito grandes", ressalta.
O camisa 2 deve aparecer na relação do técnico Dorival Júnior para a partida contra o Athletico-PR, no domingo (14/8), às 16h, no Maracanã, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Varela chega ao Flamengo por empréstimo de um ano junto ao Dínamo de Moscou, mas pode ter o vínculo ampliado no meio de 2023, quando encerra o contrato com o clube russo. Ele também coleciona passagens por Peñarol, Manchester United, Real Madrid, Eintracht Frankfurt e Kobenhavn, da Dinamarca. Em 2018, o lateral defendeu o Uruguai na Copa do Mundo da Rússia.
Veja outros trechos tópicos abordados por Varela:
Análise do elenco
"Todos os jogadores que estão aqui merecem jogar. Não há titular ou reservas, a equipe é muito boa e isso ajuda a quem chega. Espero que seja o mesmo comigo. Todos têm demonstrado muito apoio desde o primeiro dia e minha expectativa é vestir a camisa o quanto antes."
Dobradinha com Arrascaeta
"Giorgian deu um apoio muito grande. Falou do clube, da instituição, que é de nível europeu, e obviamente a vontade de vir era enorme. Era muito difícil dizer não ao Flamengo, por isso a decisão foi tão contundente."
O Maracanã
"Me foi uma surpresa enorme. Foi minha primeira vez no Maracanã e ver uma partida tão importante como de Libertadores, ver a torcida apoiando e cantando o jogo todo. Isso se sente em campo, faz com que os jogadores corram pela torcida dentro de campo. É importante."
Experiência na Europa
"Se aprende muito, uns amadurecem mais rápido. Eu fui muito jovem e aprendi com grandes treinadores. Cada um é diferente. Aqui, venho aprender com Dorival e estou às ordens para ele aproveitar minhas características para a equipe."
Chances de Copa do Mundo
"Obviamente, o Flamengo é uma vitrine. É uma das maiores equipes do mundo e estando aqui é mais fácil a convocação para a Copa. As expectativas são grandes. Primeiro, quero jogar aqui, dar tudo pela equipe e depois pensar no Mundial."
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.