FUTEBOL INTERNACIONAL

Real Madrid derrota o Eintracht Frankfurt e é supercampeão continental

Com assistências de Casemiro e Vinicius Junior, Real Madrid passa com facilidade por time alemão e conquista pela quinta vez o tradicional tira-teima entre os campeões da Champions League e da Liga Europa. Alaba e Benzema são decisivos

*Paulo Martins
postado em 10/08/2022 19:07 / atualizado em 10/08/2022 19:13
A primeira exibição do Real Madrid em jogos oficiais teve troféu e festa, em Helsinque, na Finlândia -  (crédito: Javier Soriano/AFP)
A primeira exibição do Real Madrid em jogos oficiais teve troféu e festa, em Helsinque, na Finlândia - (crédito: Javier Soriano/AFP)

Com duas assistências brasileiras, o Real Madrid bateu o Eintracht Frankfurt por 2 x 0 nesta quarta-feira (10/8) e conquistou o pentacampeonato da Supercopa da UEFA. Apesar de favoritos, os espanhóis ainda não haviam estreado na temporada 2022/2023 em jogos oficiais. O time só tinha disputado amistosos. O clube alemão entrara em campo pela Bundesliga e a Copa da Alemão.

Surpreendentemente, o público não era total no Estádio Olímpico de Helsinque, na Finlândia, para contemplar os campeões da Champions e da Europa League. O começo, bem como esperado e disposto nas escalações, mostrou um Eintracht pouco preocupado em ceder a bola ao Real Madrid, exigindo um teste aos merengues para adentrar sua defesa.

Apesar de ter menos a bola, o time alemão chegou com mais perigo em dois contra-ataques, com Lindstrøm (impedido, aos 11) e Kamada (aos 14), obrigando Courtois a trabalhar. Quando o Real Madrid teve seu primeiro contragolpe, Vinicius Junior recebeu a bola limpa perto da pequena área, escapou do goleiro e apenas não abriu o placar, pois o zagueiro brasileiro Tuta tirou a bola quase em cima da linha.

A variedade tática permitia aos germânicos distribuir bem o jogo nos contra-ataques esporádicos, levando o time a se impor dos 15 aos 25, incluindo uma finalização de Knauff na grande área, aos 22, com mais uma defesa do goleiro belga Courtois. O jogo seguiu equilibrado no placar e nas ações, com as equipes sendo pouco agressivas, levando a partida a um nível mais físico no meio de campo e com pouco perigo nos lances de bola parada. Apesar de algumas faltas, o árbitro não distribuiu cartões.

Quando exposto, o Frankfurt abriu espaço para o contra-ataque madrilenho: Vinicius Junior finalizou perigosamente aos 36, exigindo a defesa de Trapp. No escanteio seguinte, após um levantamento de rebote, Casemiro cabeceou para o meio desde a trave esquerda do goleiro alemão, que saiu mal, e deixou Alaba sozinho, na pequena área, para abrir o placar a favor do Real com 37 minutos de jogo.

O Eintracht seguiu se expondo pela necessidade do empate. Benzema recebeu passe na entrada da área e bateu colocado, perto da trave direita do goleiro, perdendo a oportunidade de ampliar aos 40. O time alemão não conseguia armar o jogo após o gol merengue e o primeiro tempo foi finalizado em 1 x 0.

A imagem clara da volta do intervalo foi um campo mais aberto e jogadores mais distribuídos, o que deixou o jogo mais corrido. O ritmo e a velocidade subiram e os marcadores se mostraram bem concentrados, oferecendo uma partida melhor no começo do segundo tempo.

Aos 9, após boa trama pelo meio, Modric abriu o jogo com Mendy pela esquerda, o lateral cruzou para Vinicius Junior, ele finalizou mascado, mas exigiu reflexos do goleiro Kevin Trapp, com o desvio no corpo de Benzema. Aos 15, Casemiro teve campo aberto na entrada da área e chutou a bola no travessão.

O time alemão chegou apenas aos 18, em finalização de Kolo Muani na grande área, em bola encaixada por Courtois. A pressão do Real resultou no 2 x 0, aos 20, após o cruzamento de Vinicius Junior para Benzema, que chutou no meio do gol, com o goleiro alemão aceitando a finalização.

Apenas ao estar perdendo por dois gols, o técnico Oliver Glasner desfez o esquema inicial com três zagueiros, ao substituir Touré pelo centroavante Alario. Mesmo ficando um pouco mais com a bola, as proposições do Eintracht eram pouco efetivas. Ao andar do relógio, a intensidade foi dando espaço para o conformismo por perder para um dos melhores times do mundo na atualidade, que conquistou seu primeiro título da temporada 2022/2023.

Este é o quinto título da Supercopa da UEFA conquistado pela equipe espanhola, somando às conquistas de 2002, 2014, 2016 e 2017. O Real, agora, seguirá agenda pelo Campeonato Espanhol, enfrentando o Almería na estreia, no próximo domingo (14/8). O time de Frankfurt joga pela segunda rodada do Campeonato Alemão neste sábado (13/8), quando vai a Berlim enfrentar o Hertha.


Ficha Técnica

Real Madrid 2

Courtois; Carvajal (Rüdiger), Eder Militão, Alaba e Mendy; Casemiro, Modric (Rodrygo) e Kroos (Tchouameni); Valverde (Camavinga), Vinicius Junior (Ceballos) e Benzema

Técnico: Carlo Ancelotti


Eintracht Frankfurt 0

Trapp; Knauff, Touré (Alario), Tuta, Ndicka e Lenz; Röde (Götze), Sow, Lindstrom (Kolo Muani) e Kamada; Borré

Técnico: Oliver Glasner

Árbitro: Michael Oliver

Gols: Alaba (37‘/1ºT) e Benzema (20‘/2ºT)

 

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação