COPA AMÉRICA FEMININA

Em ritmo de treino, Brasil goleia Peru na despedida da fase de grupos

Comandadas de Pia Sundhage ensaiam com autoridade para a semifinal de terça-feira contra o Paraguai: goleada por 6 x 0 mantém histórico de o Brasil jamais ter sido vazado pela seleção do Peru em noite de gala das três Dudas

O Brasil continua sem sofrer gol em duelos contra o freguês Peru. Na última rodada da fase de grupos da Copa América disputada na Colômbia, a Seleção não teve dificuldade para manter 100% de aproveitamento na competição. Na noite desta quinta-feira, as comandadas da técnica sueca Pia Sundhage golearam as adversárias por 6 x 0.

As atenções do time se voltam para a semifinal diante do Paraguai na próxima terça-feira. A anfitriã Colômbia e a Argentina duelarão pelo outro bilhete para a decisão do título. Os países finalistas disputarão a Copa do Mundo, em 2023, na Austrália e Nova Zelândia, e carimbarão o passaporte rumo aos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Em entrevista ao SporTV depois da partida, Duda Santos fez um balanço da campanha verde-amarela. "Nós mostramos um bom toque de bola, algo que trabalhamos bastante durante os treinos. Mostramos muita confiança também. Acho que ficou claro dentro de campo o bom jogo. Temos que melhorar em algumas coisas, mas estamos de parabéns por hoje. A Pia elogiou muitos pontos positivos, pediu no intervalo para repetir o que estava dando certo no primeiro tempo, que era fazer as jogadas pelas pontas, tanto pelo lado esquerdo, como o direito, jogando bem aberto. A gente colocou isso em prática. Mesmo com o cansaço batendo no final, deu tudo certo", ponderou. 

Mesmo com um time praticamente reserva e um sistema tático inédito (3-5-2) nesta campanha no torneio continental, o Brasil dominou o Peru rapidamente. Aos 43 segundos, Geyse invadiu a área pela direita e cruzou para Duda finalizar de primeira e abrir o placar.

O segundo saiu aos 16, com assinatura de Duda Sampaio. Fê Palermo cruzou rasteiro da esquerda, ela dominou a bola na entrada da área, superou duas marcadoras e finalizou com precisão para comemorar pela primeira vez com a camisa da Seleção principal.

Ágil, o Brasil balançou a rede pela terceira vez aos 40 minutos. Duda Santos foi acionada na ponta canhota, dominou a bola na linha de fundo e serviu Geyse. Ela ajeitou e acertou a rede em chute cruzado, de esquerda.

Três minutos depois, foi a vez de Duda Santos roubar a cena com uma cobrança de pênalti perfeita no canto esquerdo da goleira peruana.

O Brasil iniciu o segundo turno a todo vapor e balançou a rede logo aos dois minutos. A Seleção teve direito a um escanteio cobrado por Duda e Fê Palermo saltou para para fazer o quinto das atuais campeãs. Adriana anototou o sexto em nova cobrança de pênalti e fechou o placar.

 

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima