FUTEBOL

5 jogadores com passagem pelo futebol candango que são comentaristas

De Paulo Nunes a Marcelinho Carioca: listamos medalhões badalados que vestiram a camisa dos times mais badalados do Distrito Federal — Brasiliense e Gama — e hoje usam o microfone para dar opinião nas transmissões de tevê

O futebol do Distrito Federal costuma ser um ponto final na carreira de muitos astros da bola. Pelo menos cinco deles tiveram passagem por Gama e Brasiliense, os dois times mais badalados da capital do país. Alguns deles seguiram carreira. Outros penduraram a chuteira rapidamente e toparam a missão de assumir o microfone no papel de comentarista. São os casos de Vampeta (Jovem Pan), Fábio Júnior (SporTV), Júnior Baiano (SBT), Marcelinho Carioca (TNT Sports) e Paulo Nunes (Sportv) a seguir.


» Vampeta
Campeão da Copa do Mundo de 2002 e da Copa do Brasil pelo Corinthians no mesmo ano, no Serejão, em Taguatinga, contra o Brasiliense, o volante disputou o Campeonato Brasileiro de 2005 com a camisa do Jacaré e foi rebaixado com o time candango para a segunda divisão. Hoje, é comentarista da rádio Jovem Pan nos programas Bate-Pronto e Canelada.


» Fábio Júnior
Artilheiro do Candangão em 2009 com oito gols, o centroavante com passagem por Cruzeiro, Atlético-MG, Roma e Seleção Brasileira defendeu o Brasiliense por uma temporada. Tempo suficiente para levar o Jacaré ao título local. Aposentado desde 2016, o ex-jogador de 44 anos trocou o par de chuteiras pelo microfone. É um dos comentaristas no Grupo Globo no SporTV.

 

» Júnior Baiano
Titular da Seleção ao lado de Aldair na Copa do Mundo de 1998, na França, o zagueiro revelado pelo Flamengo conquistou o Candangão de 2008 plelo Brasiliense e disputou a Série B. Depois da passagem pelo DF, defendeu Volta Redonda, Macapá e Miami FC. É comentarista do SBT desde 2020 e participa das transmissões da Libertadores.


» Marcelinho Carioca
Contratação mais badalada na história do Brasiliense, o meia veio do Ajaccio da França e foi o principal reforço para a Série A 2005. Foi campeão candango e rebaixado para a segunda divisão na única participação do Jacaré na Série A. Iniciou curso de jornalismo na Universidade Católica de Brasília, concluiu em São Paulo e foi contratado pela TNT Sports para ser comentarista do Campeonato Paulista.


» Paulo Nunes
Artilheiro do Campeonato Brasileiro em 1996 com 16 gols e da Copa do Brasil de 1997 com nove bolas na rede, o atacante desembarcou no Gama, em 2002, para defender a camisa alviverde na primeira divisão do Brasileirão. Participou da campanha que rebaixou Periquito para a Série B. Antes do fim da Série A, trocou o Gama pelo Al-Nassr. Aposentado desde 2003, quando vestia a camisa do Mogi Mirim, é comentarista do Grupo Globo no SporTV desde 2018.

 

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima