Ofício

MPDFT pede providências à gestora do Mané Garrincha para Flamengo e Juventude

A decisão foi tomada pelo órgão após relatos de problemas ocorridos no jogo do último sábado (16/7), quando o time carioca enfrentou o Coritiba

O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) entregou ofícios à Polícia Militar (PMDF) e para a empresa responsável pela administração do Estádio Nacional Mané Garrincha, requisitando providências para garantir a segurança do público que acompanhará o jogo entre Flamengo e Juventude, válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, que ocorre na noite desta quarta-feira (20/7), em Brasília. 

Saiba Mais


A gestora do estádio deve tomar atitudes a fim de evitar aglomerações e a falta de orientação aos torcedores quanto ao acesso correto de cada setor do Mané Garrincha, enquanto a PMDF deverá reforçar o policiamento nos arredores e dentro do Estádio Nacional, a fim de garantir a segurança do público, de acordo com o órgão.

A decisão foi tomada pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) e a Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, ambas do MPDFT, após relatos de problemas ocorridos na partida do último sábado (16/7), quando o Flamengo enfrentou o Coritiba. O Ministério recebeu relatos de defeitos no funcionamento de totens utilizados para leitura dos ingressos, além de orientação inadequada aos torcedores quanto ao acesso à arena.

“Os problemas relatados geraram extensas filas e aglomerações, principalmente no acesso à arquibancada superior. Para os representantes do MPDFT, a questão preocupa porque, conforme divulgado, o evento contou com um público de cerca de 33 mil torcedores, ou seja, menos da metade da capacidade do Estádio”, destacou a nota do MPDFT. A última parcial divulgada dá conta de que cerca de 47 mil ingressos já foram vendidos para o jogo desta quarta-feira (20/7).

Respostas

O Correio procurou a administradora do estádio e a Polícia Militar. Em nota, a PMDF afirmou que cabe à corporação cumprir as requisições do MPDFT sempre que forem necessárias ao bom andamento das partidas de futebol. “A Polícia Militar presta apoio com o Batalhão de Choque e o BPCães, que são batalhões especializados e preparados para lidar com grandes eventos, além das viaturas dos batalhões de áreas, que reforçam o policiamento no interior e nas redondezas dos estádios”, detalhou o texto da PM.

Até a última atualização desta reportagem, a empresa responsável pela administração do Estádio Nacional Mané Garrincha não havia se pronunciado sobre a requisição do MPDFT. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Saiba Mais