Brasília está fora do mapa de mais uma competição esportiva internacional. Três semanas após ter a final da Copa Sul-Americana retirada por conta das eleições, a capital federal não receberá mais a Copa América de Basquete. A decisão conjunta entre a Federação Internacional de Basquete (Fiba) e a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) coloca Recife como sede única do torneio continental da bola laranja.
Em comunicado, a entidade máxima do basquete justificou que a decisão surgiu como solução para a logística de toda a competição e exigências técnicas. Agora, Recife receberá os três grupos do torneio. O Ginásio Geraldo Magalhães será a casa das 12 equipes que entrarão em quadra de 2 a 11 de setembro.
O Brasil voltará a sediar a Copa América de Basquete após 38 anos. A última vez que a bola subiu para o torneio em solo brasileiro foi em 1984, quando São Paulo abriu a portas e testemunhou o primeiro título verde-amarelo na competição.
A 19ª edição da Copa América de Basquete é importante para sequência do ciclo de todas as seleções. Os sete melhores do torneio garantirão vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, no Chile.
Os 12 países envolvidos na disputa serão divididos em três grupos de quatro. As duas melhores seleções e os dois melhores terceiros colocados avançam às quartas de final e seguirão na briga pelo título. Toda a fase eliminatória da Copa América acontecerá em jogo único.
A Seleção Brasileira é cabeça de chave no Grupo A, que também conta com as presenças de Uruguai, Colômbia e Canadá. A segunda chave é formada por Argentina, Ilhas Virgens, Porto Rico e República Dominicana. O Grupo C tem Estados Unidos, México, Venezuela e Panamá.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima