A possibilidade virou real. Sem poder contar com o Maracanã nas próximas semanas - a arena carioca fará uma pausa para cuidar do gramado -, o Flamengo jogará duas partidas seguidas da Série A do Campeonato Brasileiro em Brasília. O time rubro-negro escolheu o Estádio Nacional Mané Garrincha para mandar os duelos contra Coritiba, em 16 de julho, e Juventude, quatro dias depois.
A troca foi oficializada na noite desta sexta-feira (8/7) pelo Departamento de Competições (DCO) da CBF. O duelo contra os paranaenses será válido pela 17ª rodada e disputado às 19h. Já o compromisso diante dos catarinenses será jogado no certame seguinte e será jogado às 20h30. Nos próximos dias, o Flamengo deve divulgar detalhes sobre a comercialização dos ingressos para os dois jogos na capital federal.
As partidas em sequência pelo Campeonato Brasileiro marcam a volta do time rubro-negro ao Distrito Federal após pouco mais de dois meses da última apresentação em solo candango. Em 8 de maio, no feriado de Dia das Mães, o Flamengo atuou no mesmo Mané Garrincha no clássico carioca contra o Botafogo. Na ocasião, o Glorioso levou a melhor e venceu a partida pelo placar de 1 x 0.
A escolha por Brasília foi feita com a indisponibilidade do Maracanã. Com uma grande sequência de jogos, o gramado do estádio carioca apresentou deteriorações. Com isso, a administração da arena, tocada pela dupla Flamengo e Fluminense, optou por uma pausa no calendário de partida para cuidar do piso visando a sequência decisiva da temporada 2022, com jogos da Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão.
No início do ano, a dupla Fla x Flu investiu aproximadamente R$ 4 milhões para colocar um gramado híbrido no Maracanã. Em maio, quando o jogo contra o Botafogo veio para o Mané Garrincha, o piso passou por um processo de substituição para a grama de inverno. A nova parada foi definida por questões técnicas. Assim, o rubro-negro tirou dois jogos do estádio. O tricolor mandará o jogo contra o Bragantino, em 24 de julho, no Raulino de Oliveira.