O empate em casa no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, por 1 x 1, contra o Estudiantes deixou a chama da esperança de classificação acesa no Fortaleza. Porém, ontem, qualquer chance veio abaixo no duelo de volta, na Argentina. Com um a menos durante a maior parte do tempo, o time brasileiro não conseguiu fazer frente e acabou eliminado com derrota por 3 x 0.
No estádio Jorge Luis Hirschi, o Estudiantes tetracampeão da América fez valer o peso da camisa sobre o estreante Fortaleza. Os argentinos saíram na frente aos oito minutos, com Manuel Castro, e viram a situação dos brasileiros se complicar aos 20 quando Pikachu foi expulso. Os donos da casa ainda tiveram um gol anulado em seguida. Na etapa final, Manuel Castro, outra vez, e Zapiola fecharam a conta e a classificação do time de La Plata.
A vitória do Estudiantes sobre o Fortaleza, inclusive, quebrou uma sequência negativa de dois anos dos argentinos contra os brasileiros. Desde as oitavas de final de 2020, quando o Boca Juniors tirou o Internacional nas oitavas de final, um clube hermano não conseguia eliminar um time tupiniquim em mata-mata de Libertadores. Após encerrar a primeira participação na competição continental, o Leão do Pici volta as atenções para tentar fugir do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.