BRASILEIRÃO

Quatro jogos abrem segundo turno

Danilo Queiroz
postado em 30/07/2022 00:01
 (crédito: Cesar Greco/Palmeiras)
(crédito: Cesar Greco/Palmeiras)

Metade do caminho em busca do título de maior prestígio do futebol nacional já foi percorrido. Hoje, a Série A do Campeonato Brasileiro abre os trabalhos do segundo turno com quatro jogos, e a parte final da competição terá um clima de todos contra um para impedir uma soberania estatística favorável ao Palmeiras, campeão simbólico da volta primeira completa da tabela. Desde 2003, primeiro ano no modelo de pontos corridos, o líder após as 19 rodadas iniciais do torneio faturou a taça 13 vezes.

Um outro destino para quem larga bem é raro. Somente em 2008, 2009, 2012, 2018 e 2020 houve um desfecho diferente e o vencedor do primeiro turno não terminou a Série A do Brasileirão como campeão. Neste ano, Palmeiras tem uma vantagem de quatro pontos sobre o vice-líder Corinthians para queimar no decorrer da competição. Isso aumenta consideravelmente as chances estatísticas de final feliz em novembro, pois somente o Grêmio, em 2008, foi ultrapassado após abrir tamanha frente. O São Paulo reagiu e ficou com a taça.

Favorito no início do Brasileirão, mas como desempenho abaixo e nove pontos atrás do alviverde após as 19 rodadas iniciais, o Flamengo quer colocar o histórico recente à prova. Em 2009 e 2020, o rubro-negro não foi campeão do primeiro turno, mas conseguiu ultrapassar os rivais Internacional e São Paulo, respectivamente, para terminar a competição no topo da tabela. No todos contra um, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense e Athletico-PR sonham com uma reviravolta parecida.

Para quem está nove ou mais pontos atrás do Palmeiras, a missão é bastante complicada e apenas uma remontada épica manteria viva a esperança de terminar a temporada 2022 como campeão nacional. Nas 19 edições realizadas no sistema de pontos corridos, as maiores viradas foram de oito pontos: São Paulo, Flamengo e Palmeiras protagonizaram o feito em 2008, 2009 e 2018. A partir de hoje, todos terão mais 19 rodadas para buscar um destino melhor.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação