A Segunda Divisão do Campeonato Candango terá um time a menos. E a ausência será de peso. Campeão da elite em 2002, o CFZ informou a desistência de jogar a competição. A confirmação foi oficializada, ontem, pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). O torneio começa amanhã.
A inesperada desistência marca de forma melancólica o aniversário de 20 anos da maior conquista da história do CFZ. Em 2002, o Galinho desbancou Gama e Brasiliense para faturar a primeira divisão do Candangão, logo na estreia do clube entre os gigantes. Nas temporadas seguintes, a filial candanga do time de Arthur Antunes Coimbra, o Zico, chegou nas fases agudas do Candangão. A última participação na elite foi em 2010. Depois, nunca mais voltou.
Com a saída do CFZ, a Segundinha sofre um baque inesperado. Agora, a competição passa a ter 13 times na disputa por duas vagas de acesso. De acordo com a FFDF, o Galinho perderá os jogos por W.O.. O time estava no grupo B com Botafogo-DF, Grêmio Brazlândia, Real Brasília, Samambaia, Sobradinho e Legião.
A desistência coloca em risco o futuro do CFZ. Como comunicou a saída faltando dois dias para a bola rolar, o clube deve receber punições. Todas estão previstas em regulamento. O artigo 43ª versa que saída após "a entrega do Termo de Compromisso ou a divulgação da tabela" gera proibição de disputar até duas edições seguintes da competição. A multa prevista é de R$ 3 mil. Um presente amargo nos 20 anos do título candango.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.