A presença estrangeira no futebol brasileiro é crescente. Os jogadores gringos importados despertaram o interesse de diversos clubes do país, porém, neste ano, eles aparecem com presença recorde na elite. Alguns deles assumem o protagonismo em suas posições e despontam como peças fundamentais para suprir as lacunas em alguns setores carentes de pés de obra nacionais. A safra escassa de zagueiros prontos para assumirem as responsabilidades diante dos atacantes, por exemplo, obrigou equipes a buscarem alternativas muito além das fronteiras.
É raro acompanhar uma partida da Série A que não tenha pelo menos um jogador ou técnico estrangeiro em ação. Em 2022, os forasteiros marcam a maior presença na história do campeonato: 90 envolvidos — 15 a mais do que ano passado. Desse total, 81 são boleiros. Dos 20 clubes da primeira divisão, apenas o Goiás conta com a prestação de serviço totalmente brasileira. Com oito gringos cada, São Paulo e Athletico-PR são os dois times que mais buscam alternativas no exterior.
E dá para dizer que as maiores contribuições do cenário internacional para o Brasil jogam lá atrás. Com a carência de bons zagueiros, os países da América do Sul se tornaram referências na montagem do setor defensivo dos times de ponta dos gramados verde-amarelos.
O caso de maior sucesso é o Palmeiras. O esquadrão bicampeão da Libertadores deposita a confiança no paraguaio Gustavo Gómez. Na quinta temporada pelo Verdão, ele vem se tornando cada vez mais imponente. Além das boas atuações e gols, o xerife aparece como estrangeiro com maior número de títulos pela equipe paulista. Desde que chegou, em 2018, ele faturou seis canecos: Brasileirão 2018, Paulistão 2018, Copa do Brasil 2018, Libertadores 2020 e 2021, além da Recopa 2022.
Líder
O São Paulo tem um equatoriano como pilar defensivo. Entra técnico, sai técnico e Arboleda permanece intocável. Ele amargou parte do jejum de títulos no tricolor. Em contrapartida, foi fundamental para interromper as piadas dos rivais ao conquistar o Paulistão do ano passado sob a batuta do treinador argentino Hernán Crespo. E com a chegada de Rogério Ceni, parecia ainda mais seguro.
A vitória por 1 x 0 sobre o Palmeiras no jogo de ida da Copa do Brasil mostrou isso. O Verdão não conseguiu furar o bloqueio são-paulino. No entanto, o esforço do xerifão teve uma grave consequência. Em uma das divididas no duelo, Arboleda rompeu os ligamentos do tornozelo esquerdo e teve de passar por cirurgia. A lesão o deixará de fora da temporada e até mesmo da Copa do Mundo.
Capitão do Atlético-MG supercampeão brasileiro em 2021, o paraguaio Junior Alonso volta a ser uma figura importante para Cuca, de volta ao clube depois da demissão do argentino Antonio "Turco" Mohamed. O retorno do beque, em março, veio após a suspensão do contrato junto ao Krasnodar, por conta da invasão da Rússia à Ucrânia. Para o xerife, é como se a despedida de Belo Horizonte nunca tivesse acontecido. Ele chegou e reassumiu a titularidade, colocando o experiente Godín no banco de reservas. O colega uruguaio não se contentou com o status de suplente e se transferiu para o Vélez Sarsfield, da Argentina.
No Rio, a nova empreitada do Botafogo conta com a participação de Víctor Cuesta. Por empréstimo, o zagueirão argentino trocou o Internacional por General Severiano e vem colecionando boas atuações, principalmente, ao lado de Kanu. Com a mentoria do técnico português Luís Castro, o novo xerifão botafoguense oferece mais tranquilidade e qualidade na saída de jogo do time carioca. Os bons desarmes e cortes aparecem como virtudes de Cuesta, ao lado da visão de jogo com passes e lançamentos sempre bem-vindos. O Corinthians partiu em busca de uma velha referência. O paraguaio Balbuena está de volta.
A demanda nacional por zagueiros de países vizinhos tem a ver com a saída em massa dos melhores em direção à Europa. Marquinhos e Thiago Silva atuam faz tempo no Velho Mundo. Éder Militão se firmou por lá. Lucas Veríssimo, Gabriel Magalhães, Felipe e Diego Carlos evoluem. Os scouts das potências do futebol europeu têm olhos de lince. A Juventus contratou o zagueiro Bremer, revelado pelo Atlético-MG. Todos fazem falta aqui e abrem a porta aos gringos.
*Estagiário sob a supervisão
de Marcos Paulo Lima
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.