POLÊMICA

Torcedor de São Paulo acusado de racismo diz que imitou o Hulk

São-paulino afirma que fez movimento para provocar um torcedor do Fluminense "bombadão" que estava na torcida rival

Luísa Mariana Moura*
postado em 19/07/2022 15:27 / atualizado em 19/07/2022 15:27
São-paulino acusado de racismo diz que imitou Hulk; torcedor do Fluminense promete ir à Justiça -  (crédito:  Reprodução/Twitter)
São-paulino acusado de racismo diz que imitou Hulk; torcedor do Fluminense promete ir à Justiça - (crédito: Reprodução/Twitter)

A polícia civil de São Paulo abriu inquérito para investigar uma denúncia de racismo no jogo São Paulo x Fluminense, neste domingo (19/7) no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. O torcedor paulista negou ter imitado um macaco e alegou que seu gesto, naquele momento, fazia alusão ao personagem Hulk, um super-herói do universo da Marvel.

"O gesto que faço ali é do Hulk, não de macaco. Estava me referindo a um cara 'bombadão' da torcida deles, não ao cara que gravou o vídeo. Eles chegaram lá, começou a provocação e fiz isso numa boa", afirmou o torcedor são-paulino Ricardo Pereira Fernandes, de 44 anos, ao jornal Estadão.

Gabriel Brandão de 26 anos, o torcedor do Fluminense que denuncia o são-paulino por ter imitado um macaco reiterou a acusação. "Realmente havia um cara forte do meu lado. Mas ele aponta pra mim e faz o gesto. O gesto de força é quando você levanta o braço. O gesto que ele fez é de macaco. Não fui só eu que vi. Eu me senti ofendido. Ele fez várias vezes e eu filmei", comentou Gabriel nas redes sociais 

"Agora vai ser na Justiça. Só a Justiça vai dizer se ele estava fazendo gesto de força ou de macaco", acrescentou o tricolor carioca, que não registrou um boletim de ocorrência, mas pretende processar Ricardo.

 

 

O São Paulo informou que abriu dois boletins de ocorrência contra os torcedores que praticaram atos de racismo e confirmou que tem colaborado com as autoridades para a investigação dos casos.

"O São Paulo Futebol Clube lamenta as manifestações de racismo contra um torcedor do Fluminense ocorridas na partida desta tarde no Estádio do Morumbi e as repudia com veemência. O Tricolor reafirma que é contra todo tipo de discriminação, repudia qualquer forma de ofensa de cunho racial e se coloca à disposição das autoridades para apurar os fatos e ajudar a identificar o agressor. O São Paulo Futebol Clube é de todos, e no Morumbi não há espaço para racismo. Racistas não são bem-vindos".

O Fluminense também condenou os episódios e se colocou à disposição do seu torcedor que denunciou um dos episódios.

"O Fluminense Football Club tomou conhecimento, através da manifestação de um de seus torcedores em rede social, de uma grave denúncia de ofensa de cunho racial sofrida nas arquibancadas do Morumbi na partida de hoje entre São Paulo x Fluminense. O clube declara estar à disposição do seu torcedor e repudia severamente qualquer ato discriminatório, solicitando celeridade das autoridades na investigação do caso. O preconceito precisa ser erradicado de todos os ambientes da sociedade, inclusive do Futebol".

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

**Com informações da Agência Estados

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.