Opostos se atraem pela criação da Liga

Correio Braziliense
postado em 19/07/2022 00:01
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Embora ainda não tenham chegado a um consenso, a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a Liga Forte Futebol do Brasil (LFF) deram um passo no caminho de um entendimento. Ontem, representantes dos dois grupos se reuniram em um restaurante na Zona Sul de São Paulo pela primeira vez.

A ideia central do almoço, que durou cerca de duas horas, foi discutir a possibilidade da criação de uma liga única com a participação de 40 clubes das Séries A e B do futebol brasileiro. Não há chance de clubes mudarem de lado, seja por parte da Libra, como da LFF.

Duílio Monteiro Alves e Andrés Rueda, presidentes de Corinthians e Santos, além de Thiago Scuro, gestor do Red Bull Bragantino, foram os representantes da Libra presentes na conversa na capital paulista.

A LFF formou uma comissão para liderar as tratativas e enviou para a conversa dirigentes de Atlético-MG, Fluminense, Fortaleza e Inter, além de Francisco Battistoti, presidente da Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF), entidade da qual fazem parte boa parte dos clubes da Série B que aderiram à LFF.

Critérios de valor para Série A e B, composição de votação para formação de um estatuto e divisão das receitas, este o ponto mais controverso, foram alguns dos temas discutidos entre os membros dos dois grupos.

Quase todos os cartolas que estiveram no almoço entendem que houve avanços nas conversas. Politicamente, a reunião, dizem, foi positiva, ainda que, na prática, nada, por ora mudou. Nos próximos dias, deve haver um novo encontro com o estafe técnico dos dois grupos.

Houve algum avanço até mesmo na discussão sobre a proposta de repartição dos recursos, sobretudo do dinheiro oriundo das cotas de TV, ponto que mais gera divergências entre os clubes. O próximo passo é encaminhar para as outras agremiações o que foi abordado nas conversas para dar continuidade ao processo de formação de uma liga única.

"Vejo tudo isso com muito otimismo. Os clubes estão pensando de forma parecida", disse o presidente do Internacional, Alessandro Barcellos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação