BRASILEIRÃO

Corinthians vence o Flamengo e retoma a vice-liderança do Brasileirão

No clássico das duas maiores torcidas do Brasil, os paulistas levaram a melhor por 1 x 0, com gol contra de Rodinei. Resultado aumenta a invencibilidade alvinegra em casa e quebra jejum contra o rubro-negro

Victor Parrini*
postado em 10/07/2022 18:13
 (crédito: Marcelo Cortes/Flamengo)
(crédito: Marcelo Cortes/Flamengo)

O Corinthians segue fazendo muito bem o dever de casa. Neste domingo (10/7), o Timão venceu o Flamengo por 1 x 0, com gol contra de Rodinei, e aumentou a invencibilidade jogando na Neo Química Arena. Agora, a equipe paulista está há 19 partidas sem saber o que é perder em seus domínios, com 13 vitórias e seis empates. O resultado recoloca os paulistas na vice-liderança do Campeonato Brasileiro, com 29 pontos, enquanto os cariocas permanecem com os mesmos 21, na oitava colocação.

Os dois times mais populares do país fizeram uma partida equilibrada. No primeiro tempo, os donos da casa chegaram a pressionar e ter o domínio da partida. Com a qualidade que tem, o rubro-negro colocou a bola no chão e também incomodou o adversário na segunda metade da etapa. Na volta dos vestiários, a partida seguiu acelerada. Os cariocas contavam com um Gabigol pouco iluminado. Já os alvinegros foram insistentes nos cruzamentos e contaram com a infelicidade de Rodinei, que afastou mal e mandou contra o próprio gol.

Equilíbrio insistente

Os primeiros 45 minutos de jogo foram de puro equilíbrio. Empurrado pela torcida, o Corinthians foi quem tomou as primeiras iniciativas na Neo Química Arena. Trocando bons passes no setor ofensivo, os paulistas abusavam das pontas, principalmente da direita, ocupada por Adson. Forte nas jogadas individuais e em velocidade, o jovem atacante buscava abrir espaços para que os companheiros se aproximassem e tivessem a oportunidade concluir a jogada. Outra alternativa corintiana para estufar as redes flamenguistas era a bola área. Os cruzamentos corintianos incomodaram a retaguarda rubro-negra com dificuldades para sair jogando.

Na segunda metade da etapa, o jogo ficou quente. Em dividida com Du Queiroz, Rodrigo Caio levou a pior, mas logo pediu para ser substituído por Gustavo Henrique. Após a baixa, o Flamengo colocou a bola no chão e tomou o controle da partida. Aos 30’, Vitinho recebeu na entrada da área e chutou no gol. Completando 600 jogos pelo clube, Cássio espalmou e viu a bola explodir na trave. Dois minutos depois, Adson foi acionado novamente, invadiu e caiu na área. Os paulistas pediram pênalti, mas o árbitro nada marcou. O lance deixou o técnico Vítor Pereira indignado, que recebeu amarelo por reclamação e o vermelho logo na sequência. Aproveitando o momento, o Mengão chegou com João Gomes, de bicicleta, mas para fora. Já nos acréscimos, Adson recebeu pela direita cortou para dentro e arrematou com muito perigo.

Sorte alvinegra

Os dois times voltaram dos vestiários com ainda mais disposição. Logo no segundo minuto de jogo, Gabriel Barbosa recebeu na entrada da área, tentou finalizar, mas não conseguiu. O camisa nove ficou na bronca com o árbitro e pediu o pênalti na dividida com Raul Gustavo. Com mudanças, o Corinthians subiu a marcação e tentou pressionar o Flamengo. A recompensa veio aos 6’, quando Mosquito colocou a bola na área e viu Rodinei empurrar contra a própria meta e fazer contra. No prejuízo, o Flamengo se lançou ao ataque e chegou com perigo em duas oportunidades. A primeira com Gabigol, que cabeceou para a defesa de Cássio. No minuto seguinte, foi a vez de Victor Hugo queimar de longe e ver o arqueiro corintiano encaixar a bola.

No intuito de melhorar a qualidade ofensiva e dar mais velocidade, Dorival Jr. colocou Pedro, Everton Ribeiro e Marinho. As entradas, porém, não surtiram efeito. O Timão Aos 19’, João Gomes reclamou de cotovelada de Du Queiroz, mas o árbitro não advertiu o volante corintiano. Dois minutos depois, foi a vez de Bruno Melo invadir a área e finalizar cruzado, quase anotando o segundo. Conforme o cronômetro avançava, o Flamengo se lançava cada vez mais ao ataque. A estratégia deu brechas para que a vantagem corintiana aumentasse. Aos 45', Róger Guedes arrancou em velocidade, superou a marcação e, no mano a mano contra Santos, chutou para fora. Os flamenguistas logo recolocaram a bola em jogo e, no minuto seguinte, Pedro dominou na área, girou em boas condições, mas finalizou para fora.

O que vem por aí

Com a vitória, o Corinthians chega aos 29 pontos e retoma a vice-liderança do Brasileirão. O Flamengo, por sua vez, permanece com os mesmos 21 e prorroga por mais uma rodada a aproximação aos primeiros colocados. O Timão volta a campo na próxima quarta-feira (13/7), quando visita o Santos na Vila Belmiro, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Já o Mengão também coloca suas atenções no mata-mata nacional. Também na quarta-feira, a equipe rubro-negra recebe o Atlético-MG no Maracanã.

Ficha técnica

CORINTHIANS - 1
Cássio; Rafael Ramos (Bruno Méndez), Gil, Raul Gustavo e Fábio Santos; Cantillo (Roni), Du Queiroz, Giuliano (Bruno Melo), Adson (Giovane) e Lucas Piton (Gustavo Mosquito); Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira
Cartões amarelos: Rafael Ramos, Giovane
Gol: Rodinei (contra)

FLAMENGO - 0 
Santos/ Rodinei, Fabrício Bruno, Rodrigo Caio (Gustavo Henrique) e Ayrton Lucas; João Gomes, Thiago Maia (Marinho), Victor Hugo (Lázaro), Matheus França (Pedro) e Vitinho (Everton Ribeiro); Gabriel Barbosa. Técnico: Dorival Júnior

Cartões amarelos: Fabrício Bruno, João Gomes, Pedro e Gabriel Barbosa
Local: Neo Química Arena (SP)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Público e renda: 44.055 presentes e R$ 3.670.673,50

*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação