A primeira noite do mata-mata das oitavas de final da Copa do Brasil deixou mortos e feridos. No clássico paulista de ontem, na Neo Química Arena, o Corinthians praticamente despachou o Santos ao golear o arquirrival por 4 x 0 na partida de ida. Em Belo Horizonte, o Atlético-MG deu a falsa impressão de que resolveria o duelo com o Flamengo no Mineirão, mas um gol de Lázaro ressuscitou o time rubro-negro na partida e o manteve o machucado time carioca vivo para o duelo de volta, no Maracanã. Nos outros confrontos que abriram esta fase, o Fortaleza superou o Ceará, na Arena Castelão, por 2 x 0. Em Salvador, o Athletico-PR passou pelo Bahia por 2 x 1. O único 0 x 0 da noite aconteceu no dérbi entre Atlético-GO e Goiás, em Goiânia.
O nome da noite, no Mineirão, foi Hulk. O atacante assumiu o protagonismo nos lances dois gols do Galo. Os atuais campeões da Copa do Brasil abriram o placar aos sete minutos. Filipe Luís e Pablo falharam na marcação em um lançamento em profundidade para Hulk, o goleiro Diego Alves se precipitou ao sair do gol para ir ao encontro do atacante alvinegro e levou um belíssimo gol de cobertura.
Na segunda etapa, uma falha de Matheuzinho acionou Hulk na ponta esquerda. Três marcadores rubro-negros tentaram derrubar o forte camisa 7, não conseguiram, e ele não só se manteve de pé como fez um cruzamento milimétrico para Ademir cabecear no canto esquerdo de Diego Alves. A impressão é de que o lance era defensável.
Quando o Flamengo parecia entregue, dois jogadores egressos do banco diminuíram o prejuízo. Rodinei cruzou da direita e achou Lázaro do outro lado. O atacante finalizou e teve a ajuda do goleiro Everson para vê-la entrar no gol do Galo. O time mineiro tem a vantagem do empate no Rio. O Flamengo precisa vencer por um gol para forçar no mínimo a decisão por pênaltis.
Corinthians goleia
Na Neo Química Arena, o Corinthians deixou o gramado com status de fatura liquidada contra o Santos. Pilhado durante os 90 minutos, o alvinegro da capital paulista construiu boa parte do resultado no primeiro tempo, quando Mantuan, Giuliano e Raul Gustavo construíram o 3 x 0. A situação do Peixe ficou complicada com a expulsão de Vinícius Zanocelo. No segundo tempo, empurrado pela torcida, o Timão marcou mais uma vez com Giuliano e fechou a conta. Na volta, o time do técnico Vitor Pereira pode perder por até três de diferença.
A atuação em casa foi uma das melhores do Corinthians na temporada e espantou um incômodo fantasma. O alvinegro ainda não tinha conseguido vencer nenhum dos rivais paulistas em 2022. Eram quatro derrotas e um empate em cinco jogos até a goleada avassaladora sobre o Santos, que terá de tentar uma remontada na volta, na Vila Belmiro. "Foi um execelente jogo, demos um passo importante para a classificação. Temos que ter pés no chão, mas cientes que fizemos um grande jogo", destacou Giuliano.