SÉRIE D

Duelo candango expõe realidades distintas

Um clássico candango de momentos opostos pela Série D do Campeonato Brasileiro. Hoje, Ceilândia e Brasiliense se encontrarão pela sétima vez na temporada. O duelo candango pela 10ª rodada da quarta divisão nacional, às 15h30, no Estádio Abadião, coloca frente a frente duas equipes em momentos totalmente opostos na competição.

Líder isolado do Grupo A5, com 22 pontos, o Jacaré está próximo de carimbar a vaga à segunda fase. Para isso, precisa vencer o duelo local contra o Gato Preto e torcer por uma combinação de resultado. Em caso de tropeço do Iporá — primeiro time fora da zona de classificação — contra o Grêmio Anápolis, a equipe do DF comemorá a vaga, pois, no melhor dos cenários, o esquadrão 5º colocado da chave poderia chegar somente aos 24 pontos.

Pelo lado alvinegro do clássico, a situação é delicada. Sem vencer há cinco jogos, o Ceilândia convive com a pressão e com a incerteza. O último triunfo da equipe foi justamente antes de um clássico contra o Brasiliense. De lá para cá, foi ladeira abaixo. Hoje, o Gato Preto é apenas o 6º colocado, com 11 pontos e luta para voltar aos caminhos das vitórias e seguir sonhando com a classificação ao mata-mata da Série D.

Missão difícil

"Será um jogo difícil. Nossa equipe, mesmo em momentos melhores, não conseguiu vencer o Brasiliense e agora vamos enfrentá-los em meio a uma sequência ruim. Apesar de tudo, o ambiente é o melhor possível e continuamos trabalhando firme. Acreditamos que a qualquer momento essa fase irá passar. Não estamos pressionando ninguém. Nosso planejamento é diferente das demais equipes", ressalta o técnico Adelson de Almeida.

Assim como nos últimos encontros pelo Campeonato Candango, o Abadião poderá receber apenas uma torcida no importante duelo. Os únicos a poderem ver o jogo das arquibancadas serão os torcedores do Ceilândia, mandante do jogo. A decisão foi tomada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) por problemas nos laudo de segurança do estádio. (VP)